Login
DEMO

Qual a validade da assinatura digital em contratos de admissão?

A automatização dos processos burocráticos do setor de RH já é uma realidade. No entanto, ainda existem muitas dúvidas no que diz respeito à validade da assinatura digital em contratos.

Afinal, será que os documentos digitalizados e os nato digitais (criados digitalmente) são válidos juridicamente? É possível realizar o processo de admissão de funcionários totalmente online? As respostas para essas perguntas você encontra neste post.

RH X Era Digital: como funciona a validade da assinatura digital em contratos?

Era Digital trouxe muitas transformações para a sociedade como um todo. As empresas estão se adaptando a essas mudanças e investindo na automatização de boa parte dos processos, principalmente os burocráticos.

A boa notícia é que a legislação brasileira já reconhece as novas tecnologias e os documentos admissionais em formato digital, bem como a assinatura digital em contratos.

Leia também: Reforma trabalhista: como as mudanças impactam na admissão de funcionários

A medida provisória (n.2.200-2/2001) garante autenticidade e integridade de documentos digitalizados ou nato digitais, permitindo, inclusive, o seu uso em ações trabalhistas. Além disso, a lei 12.682 garante a integridade, autenticidade e confidencialidade do documento digital, oferecendo ainda mais garantias na validade da assinatura digital em contratos.

O recurso de assinatura digital é totalmente seguro, já que utiliza mecanismo de criptografia, permitindo que seu uso seja exclusivo de quem possuir as chaves de acesso, o que garante ainda mais segurança para o setor de RH.

Benefícios da assinatura digital

  • Economia com arquivamento de papéis;
  • Mobilidade dos gestores, que podem assinar documentos, independente de sua localização;
  • Otimização de tempo dos profissionais de RH;
  • Segurança dos dados presentes nos documentos;
  • Agilidade no andamento dos processos;
  • Gestão de dados mais qualificada;
  • Cultura de consciência sustentável.

Considerando todos esses benefícios, não há dúvidas de que a área de Recursos Humanos deve investir na inovação do setor, mantendo-se atualizada sobre técnicas que facilitam a rotina de gestores, o que resulta em redução de custos e de erros operacionais, além do aumento de produtividade.

Conheça a Docly e otimize seu processo de admissão

Docly é uma plataforma 100% digital, pensada especialmente para otimizar o processo admissional das empresas. Essa solução inovadora oferece uma série de possibilidades para garantir a inovação do RH, incluindo a assinatura digital de documentos.

A ferramenta permite que o processo de admissão de colaboradores seja feito totalmente online, por computador ou smartphones. Além disso, a ferramenta é totalmente integrada ao eSocial e todas as informações são validadas pelo sistema da Docly, evitando divergências e erros que podem resultar até em processos trabalhistas.

Leia também: 7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital

O processo é rápido e simples: basta preencher as informações e enviar a solicitação de envio de documentos ao novo colaborador, que, por sua vez, fará os envios e assinará o contrato de maneira digital. Em nosso site, montamos um passo a passo para o gerente de RH responsável pela contratação e para o funcionário.

Ainda tem dúvidas sobre a validade da assinatura digital em contratos? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto. Se preferir, agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.