Login
DEMO

4 dicas para iniciar a transformação digital do RH da sua empresa

Hoje em dia, todos sabem a importância de implementar uma transformação digital nas empresas. Porém, não é tão simples assim desenvolver processos em alguns setores com uma cultura empresarial tradicional. E esse é o caso dos recursos humanos, assolado por décadas de trâmites burocráticos, muitos papéis e rotinas engessadas.

Os escritórios ainda possuem muita resistência às inovações, tanto da gestão, quanto de alguns colaboradores mais conservadores. A expressão diz: “por que mexer em time que está ganhando?” Mas o fato é que a evolução é necessária para qualquer negócio e o RH precisa estar alinhado com as tendências que envolvem seu principal capital: as pessoas.

Como começar a transformação digital do seu RH?

Selecionamos 4 dicas de tecnologias para implementar no seu RH e otimizar processos. Continue lendo este post e confira!

1. Cloud Computing

Um dos serviços digitais mais populares em diversos setores é o cloud computing. A famosa computação na nuvem possibilita que tudo seja feito online. As informações que são “subidas” para a nuvem podem ser armazenadas em qualquer servidor do mundo. Por isso, se usa a expressão “nuvem”.

Atuar dessa maneira proporciona maior flexibilidade na gestão, pois os aplicativos e softwares utilizados pela empresa podem ser acessados de qualquer lugar. Além disso, não há espaço delimitado para armazenamento, podendo subir a quantidade de bytes que precisar.

2. Plataformas de comunicação

As gerações que estão consumindo produtos e serviços e ingressando no mercado de trabalho querem mais. Os millennials evoluíram junto com o surgimento da internet e os geração z são nativos digitais. Mas o que isso quer dizer? Que o seu RH deve estar preparado para a ânsia de comunicação que eles possuem.

E não é qualquer forma de comunicação que os agrada. É necessário adotar plataformas ágeis e com funcionalidades que permitam maior interação possível. Esse recurso possibilitará um envolvimento maior entre a equipe, integrando todos nos processos comuns, rápida e objetivamente.

3. Job Boards

Outra inovação muito útil para a transformação digital do RH é o Job Board. Ele nada mais é que uma plataforma online de vagas. Apesar de não substituir o contato cara a cara com os candidatos, é uma tecnologia que otimiza o processo.

Essa ferramenta não é nova, porém, recentemente, as empresas começaram a apostar mais nelas, com versões personalizadas. Assim, é possível identificar os profissionais que, realmente, possuem a qualificação necessária e já compreendem o mercado em que serão inseridos.

4. Digitalização de documentos admissionais

Imagine a possibilidade de digitalizar todo o processo admissional do seu setor? Isso é possível. Atualmente, ferramentas agrupam digitalmente documentos, facilitando a gestão e organização, além de aumentar a agilidade de cada etapa.

Como exemplo, reflita sobre um cenário comum: sua empresa está contratando colaboradores. São muitos documentos e contratos para analisar, autorizar e organizar. Diversas pessoas da equipe estão envolvidas. Isso demandaria longo tempo de translado entre uma mesa e outra, de busca dos papéis e de arquivamento, não é? Isso é o que a digitalização de documentos admissionais evita, otimizando a rotina do RH.

Já é possível visualizar um setor muito mais moderno com essas ferramentas acima, concorda? É por isso que o gestor que se preocupa com a inovação na organização deve considerar implementá-las. O mercado exige atualização constante e com um setor de recursos humanos modernizado, você, com certeza sairá à frente dos demais.

Docly é uma ferramenta que está totalmente alinhada a essa nova cultura tecnológica dos RHs. Além de tornar o processo admissional 100% digital, sua empresa consegue reduzir custos com papéis, otimizar o tempo de trabalho e garantir segurança para a sua equipe.

Interessado em entender melhor sobre esse processo de inovação do RH? Solicite agora sua demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.