Login
DEMO

5 motivos para iniciar a transformação digital do seu processo de admissão

processo de admissão de colaboradores é um dos que mais demandam tempo e energia dos profissionais de RH, principalmente, em empresas com alto índice de turnover. Isso porque é necessária a gestão de documentos e total cautela para não haver erros operacionais.

O desafio fica ainda mais difícil com a implantação do eSocial e da reforma trabalhista, que exigem uma adaptação das empresas às novas regras para a admissão de funcionários, bem como outras demandas relacionadas à área.

Com o objetivo de evitar custos e desgastes provenientes de processos trabalhistas, além de problemas com a inconsistência de informações, retrabalho e atrasos no processo de admissão, muitas empresas têm investido em ferramentas tecnológicas para otimizar o processo.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Deloitte, 56% das empresas consideram utilizar ferramentas digitais para reformular os processos de RH. Nesse cenário, os gestores de recursos humanos devem estar receptivos às mudanças, abandonando hábitos defasados e onerosos, que impactam negativamente o sucesso da organização.

A seguir, entenda como a transformação digital pode revolucionar o processo de admissão de funcionários na sua empresa!

Motivos para automatizar o processo de admissão de funcionários

1. Agiliza o processo de contratação

Algumas práticas rotineiras como o envio e recebimento de documentos, assinaturas de documentos, avaliações da papelada e todo o trabalho manual envolvido no processo de admissão podem ser otimizados com o auxílio de ferramentas de automatização.

2. Evita falhas de preenchimento

Em meio a tantos papéis e dados de diferentes candidatos, é comum que ocorram falhas humanas como o preenchimento incorreto de informações. No entanto, essa falha pode trazer sérios prejuízos para a empresa, desde atrasos na contratação, retrabalhos e até processos trabalhistas. Utilizar ferramentas tecnológicas para o cadastro de novos funcionários evita falhas e otimiza todo o processo de admissão.

3. Reduz custos de gestão e armazenagem de papel

Em plena Era Digital, ainda há uma grande produção de papel no setor de recursos humanos, que vão desde currículos e fichas cadastrais a contratos e cópias da documentação de candidatos. No entanto, acompanhando as transformações digitais nas empresas, o Poder Judiciário já aceita documentos digitalizados e nato digitais como provas em processos trabalhistas. Dessa forma, não há mais necessidade de investir esforços e recursos em armazenagem de papel.

4. Diminui riscos trabalhistas

De acordo com a Associação Americana de Pagamentos (The American Payroll Association), uma das principais causas de multas e processos trabalhistas são as falhas humanas, como erros de digitação e falta de atenção dos profissionais de RH. As tecnologias voltadas para a gestão de recursos humanos otimizam o trabalho dos profissionais da área e evitam falhas humanas provenientes do trabalho manual.

5. Controla a informação por níveis de acesso

Com um sistema automatizado, é possível ter acesso a todas as informações referentes ao processo de admissão de forma rápida, com poucos cliques, sem a necessidade de perder tempo e recursos com arquivos físicos. Além disso, as informações ficam mais seguras, visto que é possível liberar permissões por níveis de acesso, ou seja, os documentos ficam disponíveis somente para os profissionais autorizados.

Tecnologia em gestão de recursos humanos para a admissão de funcionários

Como vimos, as burocracias do processo de admissão e demissão podem consumir um tempo valioso dos profissionais de RH, além de trazer prejuízos financeiros e até problemas jurídicos para a empresa.

Docly, é uma plataforma 100% digital, capaz de otimizar o burocrático processo de admissão de funcionários, pensada especialmente para empresas com alta rotatividade de colaboradores e que estão em busca de inovação.

Para saber mais, acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.