Login
DEMO

5 etapas da transformação digital no RH: saiba em qual sua empresa está!

Acompanhar os avanços tecnológicos é um grande desafio para as empresas e adotar a transformação digital no RH também faz parte do processo.

Seja no RH ou em outra área dentro da organização, para implementar a transformação digital, é preciso cumprir uma série de passos. O que mostra o avanço da empresa neste quesito.

Abaixo, listamos 5 etapas para você analisá-las e descobrir em qual ponto a sua companhia se encontra. Confira!

Leia tambémComo mudar a cultura empresarial e transformar digitalmente o RH

1. Adoção de algumas tecnologias

Na primeira etapa da transformação digital no RH, a empresa passa a conhecer e até começa a aderir a algumas ferramentas digitais. São recursos que facilitam os processos no setor. Porém, ainda não são todos os funcionários e todas as tarefas que são integradas à essa prática.

Neste estágio, as pessoas ainda estão receosas quanto à eficiência e à segurança das ferramentas digitais. Por isso, preferem continuar trabalhando com os documentos impressos e grandes arquivos. O que, normalmente, ocupa bastante espaço físico.

Então, neste caso, o que é feito digitalmente acaba sendo apenas uma simples cópia. Sem ser organizado e catalogado da maneira devida.

Leia também4 dicas para iniciar a transformação digital do RH da sua empresa

2. Processo de organização e integração da tecnologia ao negócio

As empresas da segunda etapa da transformação digital no RH são aquelas que já entenderam a importância da tecnologia em seu negócio. Dessa maneira, passam a utilizá-la de fato, agilizando os processos.

Neste momento, é comum que a organização passe a usar algum software de gestão. Essas ferramentas ajudam a arquivar todas as informações de maneira organizada, otimizando o tempo dos colaboradores.

Inclusive, os funcionários recebem treinamentos para a utilização das plataformas e elas passam a fazer parte da rotina da empresa.

Leia também5 motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos humanos

3. Uso da tecnologia como estratégia da empresa

Algumas organizações mais recentes já nascem nesse estágio de transformação digital no RH. No entanto, outras chegam a este nível após terem passado pelo primeiro e segundo passos.

Aqui, as ferramentas tecnológicas não servem apenas para a otimização de processos. Mas elas também passam a ser utilizadas como um diferencial competitivo, já que facilitam a rotina do setor e melhoram a produtividade da equipe.

4. Rompimento com os modelos tradicionais de negócio

As empresas que estão no quarto estágio são as que investiram em um novo modelo de negócio, totalmente disruptivo. Alguns exemplos são Airbnb, Netflix e Uber.

No geral, grande parte dessas companhias são startups que já começaram com um modelo de negócio disruptivo. Mas uma empresa tradicional também pode usar a tecnologia para mudar totalmente o seu formato ou oferecer um serviço inovador.

Nesse estágio, os processos de RH já são automatizados. Isso permite que seus gestores atuem estrategicamente, incentivando a inovação.

5. Inovação digital constante

Organizações que atingem o quinto estágio da transformação digital chegam à chamada maturidade digital. Neste caso, os gestores entenderam que a tecnologia não para de evoluir. Por isso, a inovação dentro da empresa e seu modelo de negócios deve ser constante.

Elas investem em profissionais inovadores e tecnologias digitais como machine learning, inteligência artificial e realidade aumentada. Tanto em processos internos quanto no desenvolvimento de novas soluções que atendam o mercado.

Para aplicar esse nível de transformação digital no RH, é possível inovar de forma constante com a análise de dados no setor. Esse recurso permite tornar a tomada de decisão mais assertiva e melhorar a gestão de desempenho dos colaboradores.

Leia também3 maneiras de tornar o RH mais tecnológico

Como a Docly pode ajudar na transformação digital no RH?

No processo de transformação digital, as ferramentas tecnológicas são peças fundamentais para o RH das empresas. A Docly, por exemplo, é um software que permite a realização de um processo de admissão 100% digital.

A plataforma possibilita o envio dos documentos necessários para a contratação de um novo colaborador e de sua assinatura digital autenticada via web.

Com isso, o sistema facilita a gestão de RH, otimiza o tempo e as tarefas dos colaboradores. Sem contar que mantém a segurança das informações durante o processo de admissão digital e promove a sustentabilidade ao substituir os documentos físicos pelo digital.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.