Login
DEMO

Conheça os impactos da transformação digital nas empresas

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital nas empresas não é algo para pensar como realidade apenas no futuro. A revolução centrada na tecnologia já começou e vem mudando negócios de todos os nichos, afetando diretamente na rotina do gestor de RH e sua equipe.

transformação digital não é apenas um conjunto de melhorias em TI ou ferramentas para melhorar a experiência do cliente. Trata-se de uma mudança estrutural nas empresas, tornando a tecnologia fator estratégico e não apenas com aplicações superficiais.

Isso leva tempo e envolve investimento, mas pode ajudar a proporcionar bons retornos para a empresa, tanto em capital humano como financeiro. Porém, por outro lado, diversas empresas se recusam a investir e inovar, o que já vem repercutindo no mercado de trabalho.

O cenário de adaptação à transformação digital nas empresas  

Uma pesquisa da consultoria Robert Half feita entre julho e agosto deste ano com 387 profissionais do Brasil mostra o impacto da transformação digital nas empresas. Os resultados demonstram e reforçam a ideia de que empresas e colaboradores precisam se atualizar.

Confira os dados: segundo a pesquisa, 33% afirmam que a transformação digital provocou turnover de profissionais que não se atualizaram; 54% afirmam que a empresa não abriu cargos voltados à transformação digital; 52% afirmam que a quantidade de vagas não cresceu para áreas de big data, analytics, inteligência artificial, cloud ou mobilidade.

Para as empresas

processo de admissão é um dos mais onerosos para os RHs, principalmente em empresas com alto índice de rotatividade entre os colaboradores. Para evitar procedimentos que onerem a área, como problemas com a inconsistência de informações, retrabalho e atrasos no processo de admissão, muitas empresas têm investido em ferramentas tecnológicas para otimizar o processo.

Leia também: 3 barreiras da cultural organizacional que impedem que impedem a inovação em RH

Segundo pesquisa divulgada pela Deloitte, 56% das empresas consideram utilizar ferramentas digitais para reformular os processos de RH. Ao automatizar o processo de admissão é possível:

  • Agilizar o processo de contratação;
  • Evitar falhas de preenchimentos manuais;
  • Menos tempo e recursos gastos para gestão e armazenamento de documentos de papel;
  • Reduz riscos de processos trabalhistas;
  • Controla a informação por nível de acesso, ou seja, os documentos ficam disponíveis somente para os profissionais autorizados.

As empresas devem ainda buscar novos talentos que trazem conhecimento para as áreas com maior demanda, além de divulgar vagas coerentes com as funções do futuro funcionário.

Para o colaborador

Como ficou claro na pesquisa da consultoria Robert Half, os profissionais que não se adequarem à transformação digital nas empresas podem aumentar os índices de turnover nas empresas. Por isso, é fundamental buscar por aperfeiçoamento profissional com tecnologias emergentes que facilitam a imersão na transformação.

Leia também: Retenção de talentos: como reter funcionários nos 3 primeiros meses de trabalho

Algumas profissões tendem a ser mais requisitadas, como:

  •         Cientista de Dados;
  •         Desenvolvedor de aplicativos;
  •         Marketing Digital;
  •         Analista de Mídias Sociais;
  •         Tecnologia da Informação (TI);
  •         Desenvolvedor de Jogos;
  •         Desenvolvedor Web;
  •         Engenheiro de Software;
  •         Especialista em e-commerce;
  •         Entre outras.

Tecnologia em gestão de recursos humanos para a admissão de funcionários

Como vimos, as burocracias do processo de admissão e demissão podem consumir um tempo valioso dos profissionais de RH, além de trazer prejuízos financeiros e até problemas jurídicos para a empresa.

Docly é uma ferramenta de gestão de RH capaz de otimizar o burocrático processo de admissão de funcionários, pensada especialmente para empresas com alta rotatividade de colaboradores e que estão em busca de inovação.

Agora que você já sabe como é importante se adaptar à transformação tecnológica nas empresas, solicite uma demonstração gratuita da ferramenta e transforme seu RH.

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.