Login
DEMO

Entenda a importância da transformação digital na cultura organizacional

Transformação digital, você com certeza já sabe bem o que significa, certo? Conhecer o novo cenário e buscar meios de inserir sua empresa nessa nova realidade é essencial, até mesmo para seu crescimento e competitividade no mercado. Porém, se há alguma dificuldade em implementá-la de modo efetivo, analise a cultura organizacional da empresa.

A revolução digital vai muito além das tecnologias – ela remodela todo o modelo de negócio e estratégias, além dos processos burocráticos e comportamentais. Por isso é de extrema importância que a cultura da empresa seja propícia, caso contrário torna-se uma barreira para o sucesso.

Para entender melhor sobre o protagonismo da cultura organizacional na transformação digital, continue a leitura.

3 passos para adequar a cultura organizacional à transformação digital

As empresas já estabelecidas no mercado têm mais dificuldade em alcançar a cultura organizacional que favoreça a transformação digital. Segundo pesquisa realizada pela McKinsey&Company, a falta de uma cultura organizacional fortemente unida por um propósito comum é o principal gargalo na transformação digital.

Leia também: 5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

Os resultados demonstraram que 25% das empresas pesquisadas tinham a cultura contrária a experimentar e correr o risco da transformação digital, e outros 20% acham que a falta de compreensão entre os colaboradores sobre a cultura da empresa é o principal impedimento.

A pesquisa cita três deficiências de cultura digital:

  1. Silos funcionais e departamentais;
  2. Medo de correr riscos;
  3. Dificuldade em formar e atuar em uma visão única do cliente.

Para começar a adaptar a cultura organizacional da sua empresa à transformação digital, priorize esses três aspectos.

  1. Liderança Ativa

É importante que todo o processo de transformação digital seja acompanhado de perto pelas altas lideranças da empresa, de modo ativo. A ideia é que tudo flua organicamente, sintonizando todos os níveis hierárquicos da empresa com o digital.

Leia também: 5 motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos humanos.

A maneira de tomar decisões precisa mudar em todos os líderes. Além disso, é preciso manter uma visão de oportunidade digital bem apurada, o que confere mais credibilidade.

  1. Integração entre todas as áreas

Nas empresas em que a transformação digital está bem consolidada, não há regras e padrões para definição de departamentos, funções e linhas de relatórios. O que está fortemente presente são equipes multifuncionais auto-organizadas, não hierárquicas e habilitadas para executar projetos do início ao fim.

  1. Riscos Calculados

A regra de ouro em transformação digital é: não fique parado nunca! Nesse cenário, não correr riscos pode ser um grande problema. Porém, isso não significa que não há estratégia.

Normalmente, o risco está vinculado à quantidade de dinheiro investido. O lado bom do digital, entre tantos outros, é possibilitar o investindo em menor escala, em várias frentes, o que reduz custos e riscos.

Como a Docly facilita o processo de admissão e promove a transformação digital no RH?

Adaptar ou criar a cultura organizacional certa pode ser decisivo para que a sua empresa entre definitivamente para a transformação digital. Para ajudá-lo a recrutar talentos que irão compor o time da sua empresa na era digital, conte com a Docly, uma ferramenta 100% digital que possibilita a admissão de funcionários.

Com essa ferramenta, o RH realiza todo o processo de admissão de forma segura e rápida, enquanto o colaborador preenche todas as informações, envia fotos dos documentos e assina o contrato digitalmente, o qual garantimos a validade jurídica. Tudo isso com o auxílio do nosso suporte via chat sempre que precisar.

Quer testar a ferramenta e saber como facilitamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.