Login
DEMO

Tendências de RH: tecnologias que estão transformando o setor

Os avanços tecnológicos acontecem em alta velocidade. E as inovações afetam diretamente as empresas e a área de Recursos Humanos, já que a chegada de diversas tendências de RH prometem revolucionar o setor nos próximos anos.

Em pesquisa da Dom Strategy Partners, com mais de 600 executivos de RH do Brasil, foi observado que 70% deles veem as novas tecnologias e o mundo digital como os principais motivadores das mudanças na área.

Estes dados mostram a importância das organizações que buscam crescimento se adequarem à transformação digital. Afinal, todas estas novas tecnologias trazem produtividade ao dia a dia das empresas e permitem um trabalho mais estratégico e eficaz dos gestores de RH.

Se você quer ficar por dentro dessas mudanças e promover a transformação digital no RH da sua empresa, fique de olho nas principais tendências de RH. Confira!

1. Automação de processos

O dia a dia no setor de RH conta com uma série de tarefas burocráticas e repetitivas. Entretanto, hoje em dia, estes processos já podem ser otimizados facilmente com o uso de softwares específicos. Por isso, esta é uma das principais tendências de RH. O que permite agilizar as atividades da área e tornar a operação mais eficiente.

Dentre as tarefas que já podem ser automatizadas no RH das empresas, estão:

  • Realização de cálculos trabalhistas;
  • Controle de ponto;
  • Processo de admissão digital;
  • Processo de desligamento;
  • Pagamento de salário e benefícios;
  • Triagem de currículos;
  • Testes e provas;
  • Dentre outras.

Leia tambémVeja os desafios e soluções para implementar o RH ágil em sua empresa

2. Foco na experiência do colaborador

A experiência do colaborador também é vista como uma das grandes tendências de RH para os próximos anos. Trata-se de uma estratégia conhecida em inglês como Employee Experience.

Ao adotar esta prática, os gestores de RH conseguem cuidar da experiência do funcionário, desde antes da sua entrada. Assim, é possível criar ações durante a divulgação do processo seletivo e em toda a jornada do funcionário dentro da organização.

O que ajuda a melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e traz resultados muito positivos para a empresa, como por exemplo:

Com isso, é possível aprimorar a gestão de pessoas, motivar os funcionários e aumentar a sua produtividade.

3. Uso estratégico de dados

As companhias já perceberam que o uso estratégico de dados também pode ser muito útil ao setor de RH.

Inclusive, a adoção de métricas e indicadores de desempenho na gestão de pessoas é uma solução que já tem nome: People Analytics.

Mas o que é essa estratégia? Trata-se da coleta, organização e cruzamento de dados que envolvem tanto o ambiente interno quanto externo da empresa.

Ou seja, são usadas métricas para reunir e analisar informações e, assim, embasar a tomada de decisão mais assertiva na gestão de pessoas.

Entre as métricas usadas no People Analytics, estão:

  • Produtividade e desempenho dos colaboradores;
  • Pesquisas de clima organizacional e satisfação;
  • Feedbacks;
  • Dados de mercado e dos concorrentes, dentre outros.

Leia tambémRH estratégico: uso de dados, transformação digital e os impactos no setor

4. Documentos e assinaturas digitais

O grande volume de papéis e documentos arquivados no setor de RH ficou no passado. Por isso, a utilização de documentos digitalizados e nato digitais, aqueles criados em formato digital e com assinatura digital, está entre as principais tendências de RH.

Isso otimiza o dia a dia dos profissionais de RH, com armazenamento dos arquivos em nuvem e fácil acesso quando necessário. Sem contar que proporciona maior segurança aos documentos.

Conheça a Docly e seu processo de admissão 100% digital

Docly é uma empresa que está à frente das tendências de RH e já vem revolucionando o setor. Por meio da ferramenta, é possível realizar o processo de admissão de funcionários de forma 100% digital.

Na plataforma da Docly, o gestor de RH cadastra os documentos e termos necessários para o processo de admissão.

Do outro lado da tela, o novo colaborar envia seus documentos digitalizados, aceita os termos e faz a assinatura digital. Tudo isso em um ambiente digital criptografado, garantindo a segurança e sigilo das informações.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como tornamos o processo de admissão de funcionários 100% digital na sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!