Login
DEMO

5 motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos humanos

Contar com tecnologia em gestão de recursos humanos é essencial para aumentar a produtividade e evitar falhas humanas – além disso, a área se mantém atualizada com as boas práticas do mercado e competitiva frente à concorrência.

O setor de recursos humanos é peça-chave para empresas sobreviverem no mercado e alcançarem o sucesso. Afinal, o RH é responsável por selecionar os melhores talentos e mantê-los motivados. Além disso, os profissionais da área estão cada vez mais focados em criar estratégias modernas e criativas para apoiar atividades de contratação, remuneração, benefícios e outros.

Diante de sua importância para organização, além da área ter a necessidade de renovar-se constantemente, investir em tecnologias se torna a opção ideal para otimizar o trabalho do setor. Contudo, muito se discute sobre a viabilidade do uso de ferramentas eletrônicas e quais são os reais resultados para as empresas.

Por isso, no post de hoje, vamos aprofundar o tema e apresentar cinco motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos de humanos. Confira a seguir!

01 – Diminui riscos trabalhistas

Uma das principais causas de processos trabalhistas são as falhas humanas. Segundo a Associação Americana de Pagamentos (The American Payroll Association), erros de digitação e falta de atenção dos profissionais de RH podem custar de 1 a 8% do valor da folha de pagamento (a qual é o principal custo das organizações).

As tecnologias de gestão de recursos humanos, assim como ferramentas que viabilizam processos feitos via web, otimizam o trabalho dos profissionais da área, evitam a digitação de informações e outros benefícios, reduzindo as falhas humanas e, consequentemente, o número de processos trabalhistas.

02 – Reduz custos com armazenagem de papel

O setor de recursos humanos ainda é uma das poucas áreas que produzem grande quantidade de papel. Isso acontece porque até pouco tempo atrás documentos digitalizados não eram aceitos pelo Poder Judiciário. No entanto, o Direito brasileiro adequou suas leis e jurisprudência a fim de adequar-se às transformações da Era Digital.

Art. 10, § 1 dá base para o reconhecimento de contratos feitos totalmente via web, com documentos digitalizados e com a assinatura digital –  com isso, não há mais necessidade de contratar espaços para armazenagem de papel.

03 – Otimiza os processos de RH

O uso de tecnologias e a transformação digital do setor ajudam o gestor de RH a ter foco em ações estratégicas, pois as ferramentas eletrônicas podem proporcionar as seguintes vantagens:

  • Automatiza atividades operacionais;
  • Facilita a busca e o gerenciamento de dados;
  • Oferece fluxos de aprovação;
  • E muito mais!

04 – Permite a transformação digital do setor

As tecnologias digitais são base para automatização de tarefas e para alinhar a área às transformações da Indústria 4.0 (que traz como novidade o uso de dados e inteligência artificial para otimização de processos).

Possibilitar a modernização do setor aumenta a velocidade da conclusão de processos e deixa a empresa mais próxima das atuais exigências do mercado.

05 – Facilita o processo de admissão

Setores de diversos segmentos, como indústrias, empresas de construção civil, call centers e outros segmentos, possuem o mesmo problema: alta rotatividade de funcionários.

Nesses casos, é comum a área de RH receber uma demanda imensa de documentos e contratos para concluir a contratação de novos colaboradores, o que exige tempo, atenção e funcionários dedicados para gestão de admissão de funcionários.

No entanto, existem ferramentas que otimizam esse trabalho e possibilitam que a contratação de colaboradores seja feita 100% via web.

Docly: tecnologia em gestão de recursos humanos focada em admissão

Como vimos, investir em tecnologia em gestão de recursos humanos é fundamental para empresas alcançarem o sucesso, mas como escolher a melhor ferramenta?

Docly é a plataforma que possibilita a admissão de funcionários de forma mais rápida, segura e totalmente digital, ideal para negócios com alta rotatividade de colaboradores e que estão em busca de inovação. Além de facilitar a contratação de colaboradores, a ferramenta reduz custos de gestão, armazenagem de papel, diminui riscos trabalhistas, entre outros benefícios.

Para saber mais, acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.