Login
DEMO

Tecnologia em gestão de RH: por que capacitar sua equipe?

Devido à transformação digital, as inovações e novos recursos estão cada vez presentes nos mais diversos setores. A tecnologia em gestão de recursos humanos, em especial, vem trazendo grandes avanços. Afinal, permite que os profissionais da área trabalhem de forma mais estratégica e criativa.

Com isso, os ganhos para a empresa são muitos. Até porque uma equipe capacitada e que saiba trabalhar bem com as novas tecnologias apresenta um rendimento muito maior, não é mesmo?

Neste texto, vamos mostrar os motivos para investir na tecnologia em gestão de recursos humanos. Além disso, vale destacar a importância da capacitação no RH para a sua empresa. Confira!

Leia tambémComo criar um time que dissemine a inovação em RH

Por que apostar na tecnologia em gestão de recursos humanos?

A área de recursos humanos trabalha com muitos processos. Mas, hoje em dia, por meio da tecnologia, é possível otimizar e automatizar essas atividades.

Isso é muito importante para que os profissionais do setor gastem menos tempo com tarefas burocráticas. O que ajuda a aumentar a produtividade e permite focar as energias em demandas estratégicas.

Veja abaixo três ferramentas que já podem fazer parte de um RH digital!

1. Controle de ponto online

Uma tecnologia em gestão de recursos humanos muito útil é o controle de ponto online. Trata-se de softwares e aplicativos que permitem aos funcionários registrarem sua entrada e saída da empresa.

Muitos sistemas ainda possibilitam que o colaborador solicite férias, acesse seus benefícios e atualize dados cadastrais em apenas alguns cliques. O que facilita todo esse gerenciamento e agiliza as atividades.

Leia também7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH

2. Soluções de Business Intelligence

As soluções de Business Inteligence não ficam apenas no setor de marketing. Mas também fazem parte do dia a dia do RH, facilitando as tomadas de decisão.

Com a ferramenta, os gestores podem fazer a coleta e cruzamento de dados de forma automatizada. Assim, obtém relatórios completos com os indicadores de performance de seus funcionários e equipes.

Além disso, o sistema permite fazer uma gestão de dados qualificada. Uma vez que todos os arquivos, documentos e informações referentes a um colaborador podem ficar disponíveis em um banco de dados.

3. Processo de admissão digital

Um dos processos mais burocráticos do RH é o processo admissional. No entanto, agora, ele já pode ser feito de maneira rápida e segura, por meio de ferramentas online, como a Docly.

Os gestores de RH podem enviar documentos e termos por meio da plataforma. Do outro lado, o novo colaborador também faz o upload de seus documentos e realiza a assinatura digital do contrato.

Adotar esta tecnologia em gestão de recursos humanos faz toda a diferença para otimizar o tempo da equipe e agilizar as tarefas. Isso serve especialmente para empresas com alta rotatividade de funcionários.

Importância de capacitar a equipe para atuar com a tecnologia

Não basta implementar a tecnologia em gestão de recursos humanos. Para os recursos trazerem resultados positivos, é preciso capacitar sua equipe para utilizar as novas ferramentas. Este é um passo importante na transformação digital de sua companhia.

Por isso, veja abaixo os principais motivos para qualificar gestores e colaboradores para colocar a tecnologia em prática o quanto antes!

  • Melhoria da gestão de pessoas

Com o apoio da tecnologia para a realização dos processos diários da área, os gestores de RH passam a atuar como líderes. Com isso, é possível priorizar o desenvolvimento dos colaboradores, por meio de estratégias e ações como:

  • Treinamentos;
  • Construção de planos de carreira;
  • Feedbacks, dentre outras.

Leia tambémComo implantar o PDI para reduzir rotatividade de funcionários

  • Alinhamento dos processos

Nem todas as pessoas que trabalham no RH de sua empresa têm tanta familiaridade com a tecnologia. Por este fator, elas podem oferecer resistência à implementação de processos digitais.

Sendo assim, a capacitação torna-se indispensável. Tanto para que os funcionários aprendam a usar as ferramentas. Mas também para que eles entendam a importância dessa transformação digital.

  • Construção de um fluxo de trabalho

A capacitação de sua equipe quanto aos procedimentos digitais do RH ainda ajuda na construção de um fluxo de trabalho. Afinal, será possível determinar a função de cada colaborador e o passo a passo de cada procedimento.

Isso evita ruídos na comunicação e auxilia o gestor no acompanhamento das tarefas. O que vai otimizar a produtividade do setor de RH da sua empresa e melhorar os seus resultados.

  • Motivação da equipe 

Aprender a usar as novas ferramentas e a tecnologia em gestão de recursos humanos dá uma motivação extra para a sua equipe. Com isso, os funcionários vão trabalhar com muito mais vontade e dedicação, entregando os resultados de forma efetiva.

Conheça a Docly e seu processo de admissão 100% digital

Docly é uma ferramenta que realiza o processo burocrático de admissão de funcionários de forma 100% digital, por computadores, tablets ou smartphones. A plataforma facilita o envio de documentos e a gestão de informações tanto para o RH quanto para o novo colaborador.

Todo o processo é realizado em ambiente seguro e criptografado e o acesso ao sistema só é permitido aos usuários selecionados.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital na sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita e veja como implementar a tecnologia em gestão de recursos humanos na sua empresa!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.