Login
DEMO

Scrum, Kanban e Lean: metodologias que tornam o RH ágil

Encontrar metodologias que resultem em um RH ágil pode fazer toda a diferença no fluxo de processos e produtividade da equipe. Afinal, organização e produtividade são elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa e no setor de recursos humanos isso não é diferente.

Para ajudá-lo a potencializar o seu setor de RH, listamos algumas metodologias importantes de gerenciamento de projetos que podem ser extremamente úteis. Confira!

Scrum

O Scrum é uma metodologia que divide os projetos em ciclos, denominado de sprints. Esses sprints já têm um período de tempo pré-definido – normalmente algo em torno de 2 a 4 semanas – e, ao ser feita a primeira reunião, as tarefas necessárias para a conclusão da etapa já são planejadas.

Leia também: Como a gestão de documentos digitais otimiza a rotina do RH

O acompanhamento das atividades deve ser realizado com frequência pelo gestor do projeto, para que ele possa identificar e solucionar possíveis problemas.

Dentro do RH, o método Scrum pode ser usado de forma mais genérica, em processos seletivos que envolvem muitas etapas, por exemplo. É importante que todos os profissionais envolvidos conheçam o status das atividades de seus colegas, para que haja uma coerência no processo.

Algumas ferramentas e tecnologias de gestão também podem auxiliar nessa metodologia e, por isso, a estratégia pode ser inclusa em sua estratégia para implementação de um RH ágil.

Kaban

O Kaban é um método bem mais simples e fácil de ser aplicado no dia a dia de um RH ágil. Ideal para que o gestor possa acompanhar o andamento das atividades, sem ter que ficar interrogando seus colaboradores.

Além disso, o fato de todo mundo poder ver o que está sendo executado pelos outros colegas também promove uma maior transparência nos processos, sendo uma excelente maneira de delegar tarefas.

A metodologia Kanban existe desde os anos 60 e consiste em um grande quadro, que pode ser físico ou virtual, com colunas que distinguem as etapas das tarefas, como: “a fazer”, “fazendo”, “em revisão”, “concluído”, o que pode ser adaptado dependendo das necessidades e complexidade do projeto.

Também pode ser muito interessante para a gestão das etapas de um processo seletivo, garantindo que nenhuma informação seja perdida. Mas pode ser usado em inúmeros projetos, como a organização da festa de confraternização, acompanhamento e feedbacks, dentre outros.

Leia também: RH estratégico: uso de dados, transformação digital e os impactos no setor

Lean

O método Lean é aplicado em diversos setores para aumentar a eficácia de seus projetos. Sendo que seu principal objetivo é aumentar, com menos recursos, o valor que a organização tem perante ao cliente.

Ou seja, neste método, tudo deve ser otimizado, visando a satisfação do público final, mas mantendo a qualidade de todos os processos para todos os envolvidos, o que inclui os colaboradores.

Para o sucesso da metodologia Lean, é fundamental que toda a empresa a aplique e esteja “falando a mesma língua” e o RH tem um papel decisivo nisso, afinal, o setor é o responsável por treinar e capacitar todas as equipes para a utilização do método.

Leia também: Entenda a importância da transformação digital na cultura organizacional

Evitar o desperdício e promover uma melhoria contínua são fatores essenciais na metodologia Lean e o departamento de RH pode aplicá-la desde em processo de admissão até em gestão de salários e benefícios, por exemplo.

Como a Docly pode ajudar a deixar seu RH ágil?

Docly é uma ferramenta 100% digital que pode ajudá-lo a tornar seu RH ágil, juntamente com as metodologias que foram citadas acima.

Essa tecnologia facilita o processo admissional, que é feito de forma digital, com sua validade jurídica assegurada, tornando o processo muito mais rápido, fácil e seguro, já que os documentos e informações poderão ser acessados em alguns cliques pelos gestores que possuem a devida autorização de acesso.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.