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3 problemas de RH que aumentam a rotatividade de funcionários

É evidente o quanto a rotatividade de funcionários é um problema para o RH estratégico das empresas. Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entre 2002 e 2015, o número de desligamentos a pedido do funcionário aumentaram de 1,8 milhão para mais de 4,5 milhões.

Obviamente, também houve crescimento no número de trabalhadores nesse período. Porém, o ideal para ambos os lados e para o mercado seria que a taxa de rotatividade fosse cada vez menor, pois o turnover gera altos custos para as organizações, desgasta a imagem da empresa e afeta a economia do negócio.

3 problemas que aumentam a rotatividade de funcionários

Para reduzir a rotatividade de funcionários, é preciso identificar suas causas. Então, conheça três fatores que levam ao turnover!

1. Processos seletivos pouco assertivos

Os processos seletivos costumam ter certo senso de urgência, de modo a preencher uma lacuna na empresa. No entanto, já dizia o velho ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. E, nesse caso, a afirmativa é válida. Durante a seleção, o RH deve considerar as particularidades do indivíduo e relacioná-las à vaga divulgada.

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Como saber se o trabalhador está alinhado às características da organização? Apenas fazendo uma seleção minuciosa, sem pular etapas. Alguns pontos são essenciais, então atente-se a certas coisas que deve ou não fazer:

  • Tenha conhecimento do perfil específico para a vaga;
  • Nunca contrate apenas por afinidade;
  • Não apresse os processos;
  • Apresente a empresa com sinceridade;
  • Ouça cada candidato com atenção.

2. Integrações ineficientes

A integração é o primeiro momento em que o novo funcionário realmente se conecta com a cultura da empresa. Logo, é fundamental que essa etapa da admissão seja bem desenvolvida pelo RH. É nesse ponto que a pessoa deverá conhecer em detalhes a organização, entender o produto/serviço e absorver qual será o seu papel e o de seus colegas e gestores nas rotinas diárias.

Para que isso seja possível, é necessário que elas tenham como exemplos líderes eficientes. Portanto, o RH deve identificar e convocar os gestores mais qualificados para a integração.

Dentre os temas que devem ser abordados, estão:

  • Breve histórico da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Equipes e departamentos;
  • Hierarquia e regras de conduta;
  • Benefícios;
  • Canais de comunicação com o RH e os gestores;
  • Competências e práticas específicas para cada cargo.

3. Falta de coerência entre descrição e realidade da vaga

Com o advento da internet, cada vez mais se conhece detalhes das realidades profissionais. Um dos pontos bastante destacados em blogs e mídias sociais é o fato das descrições de vagas não serem verdadeiras. Por vezes, a empresa destaca apenas os pontos positivos do cargo e deixa questões importantes de lado.

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Por isso, é essencial que haja coerência entre a descrição feita na divulgação da vaga e o dia a dia na organização, para evitar a rotatividade de funcionários. Essa prática pode e deve ser aperfeiçoada sempre pelo RH, possuindo como foco principal a verdade.

O que não omitir ou esquecer-se de informar sobre a vaga:

  • Cargo e setor;
  • Principais responsabilidades;
  • Requisitos;
  • Exigências específicas;
  • Objetivos da empresa;
  • Remuneração e benefícios.

É perceptível o quanto deixar de lado o cuidado com esses detalhes pode ser negativo ao processo de admissão. Por isso é tão importante a atuação do setor de Recursos Humanos. Uma equipe dedicada e antenada pode garantir uma realidade produtiva e evolutiva à empresa.

Contar com tecnologia pode ser um recurso interessante para evitar os erros apontados, agilizando e otimizando a rotina do RH.

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Ao utilizar uma ferramenta de gestão de RH no processo admissional, evita-se erros que podem resultar na rotatividade de funcionários. Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita!

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