Login
DEMO

5 erros de gestão que aumentam a rotatividade de funcionários

Turnover ou rotatividade de funcionários é a frequência que os trabalhadores entram e saem de uma corporação. Quando essa rotatividade se torna alta é extremamente preocupante para os gestores de RH, pois além de gerar custos de demissão e contratação, a entrada e saída de funcionários “trava” o workflow e atrapalha toda a comunicação de fatos e acontecimentos dentro da empresa.

Existem alguns fatores que colaboram com essa “entrada e saída” de funcionários, saber como trabalhar em cima desses fatores possibilita a retenção de talentos dentro da empresa e mantém toda a equipe motivada e produtiva.

Como saber onde estou errando? Quais são esses fatores? Como reverter esta situação? Continue a leitura e entenda os cinco erros que colaboram com a rotatividade de funcionários.

5 grandes erros que colaboram com a rotatividade de funcionários

Antes explicar os cinco erros que colaboram com a rotatividade de funcionários, vale ressaltar que nem todo pedido de demissão deve ser tratado como turnover, pois existem muitos fatores que influenciam essa decisão, como viagens, doenças, mudança de cidade e outros motivos pessoais.

A rotatividade de funcionários geralmente está relacionada a problemas internos, que fazem com que os colaboradores se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar.

Então, preparado para saber onde as empresas e os RHs costumam errar?

1. Ambiente hostil

Para que um colaborador seja produtivo é necessário que ele se sinta acolhido e seguro em seu ambiente de trabalho. Do contrário, o profissional ficará desmotivado, o que o leva a procurar novas oportunidades de trabalho.

Leia também: 5 passos para receber bem novos funcionários

O ideal é investir em um ambiente acolhedor, principalmente nos primeiros meses do novo funcionário, apostando em ações de integração e treinamentos.

2. Falta de benefícios e baixa remuneração

Salários justos e benefícios influenciam diretamente na retenção de talentos. É importante valorizar sua equipe, sempre entendendo a realidade do mercado, as atribuições da vaga e as qualificações dos profissionais. Mais do que isso, todas as informações sobre a oportunidade devem ficar claras desde o processo seletivo, para que não haja desistências durante as contratações.

3. Liderança ruim ou despreparada

A função de um líder é manter sua equipe preparada, motivada e trabalhar em conjunto para que todos os colaboradores atinjam seu potencial.

Uma liderança falha, indecisa e contraditória faz com que o desinteresse dos trabalhadores aumente de maneira significativa. Líderes impacientes, autoritários e não complacentes também desmotivam e são motivo de preocupação para o RH das empresas.

4. Plano de carreira fictício ou inexistente

Quando buscam uma empresa, os colaboradores têm em mente trabalhar em um ambiente que proporcione crescimento pessoal e profissional e, ainda mais, o peso de funções importantes para um currículo.

Leia também: Inovação em RH: como otimizar a experiência do funcionário desde o processo admissional

A falta de perspectiva na carreira profissional é algo extremamente desmotivante para os trabalhadores. De nada adianta também fazer entrevistas prometendo plano de carreira que não será implementado. Apenas prometa aquilo que pode cumprir, dentro de um período combinado com o colaborador.

5. Rotina

rotina de trabalho, quando não há desenvolvimento pessoal e profissional, pode ser apenas cansativa, desmotivante e improdutiva. Some uma rotina repetitiva com ambiente hostil, falta de benefícios, baixa remuneração, liderança ruim e sem planos de carreira.

Colaboradores que se submetem a essa sequência de erros quase sempre estão prestes a pedir demissão ou estão acomodados com a posição, mas sem entrega à empresa em que trabalham.

Como a Docly promove melhorias no processo de admissão?

A rotatividade de funcionários e as burocracias que envolvem o processo de admissão demandam tempo e energia dos gestores de RH, o que dificulta a implantação de ações estratégicas para atração e retenção de talentos.

No entanto, a boa notícia é que é possível automatizar as contratações e deixar o seu RH mais estratégico, focado nas demandas diretamente relacionadas aos resultados da organização.

Docly é uma plataforma 100% digital que realiza uma verdadeira transformação digital no RH, pensada especialmente para empresas com alta rotatividade e que estão em busca de inovação.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.