Login
DEMO

5 maneiras de inovar a gestão de pessoas e tornar o RH estratégico

É comum que os gestores de Recursos Humanos implementem em suas equipes a maioria das tendências que descobrem. Isso ocorre em função da ânsia pela inovação e fazer a diferença em sua empresa. Porém, é importante que isso seja pensado e planejado para que você realmente desenvolva um RH estratégico. Conceito esse que é fundamental atualmente.

Gerir pessoas estrategicamente nada mais é do que alinhar as diretrizes e propostas da organização aos valores e ideais dos colaboradores. Para atingir esse nível de integração, é preciso planificar as ideias e ações, antes de colocá-las em prática.

Quer conhecer as 5 inovações que não podem faltar na sua lista de ações estratégicas? Então, leia este post até o final!

1. Agregue valor

É fundamental entender que a gestão de pessoal diz respeito a experiências: a do cliente e a do colaborador. E uma passa diretamente pela outra. Um colaborador motivado e feliz transmite sua satisfação na hora de lidar com pessoas do ambiente externo. Assim, a imagem da empresa ganha pontos positivos com fornecedores, parceiros e consumidores.

Apesar de ser difícil lidar com Recursos Humanos, o segredo é fugir das atitudes mecânicas. Como líder, é importante sempre ouvir os colaboradores, trabalhando com e para eles. Você sabe o que pode fazer para agregar valor à sua equipe? O que está esperando para descobrir?

2. Pense à frente da concorrência

Todo líder sabe o quanto é necessário estar atento aos movimentos da concorrência. Afinal, as tendências aplicadas pelas empresas do mesmo nicho podem deixar o andamento “do lado de lá” mais eficiente que o seu. Por isso, é preciso mais do que conhecer os outros atores do mercado. Você deve estar à frente deles.

Mas, como antever boas ideias? Um bom começo é dar uma espiada no que está sendo desenvolvido no exterior. Além disso, é possível considerar algumas funcionalidades de empresas de outros ramos, que podem ser adicionadas à sua, por exemplo.

3. Contrate serviços terceirizados

Uma prática crescente no mercado é a formação de parcerias. A intenção é contratar serviços que você não saiba desenvolver internamente, mas que possam otimizar a sua rotina. Independente do tamanho da organização e do número de colaboradores, a gestão de pessoas exige grande investimento de tempo e recursos.

Alguns dos serviços mais contratados entre os gestores de inovação são aplicativos, ferramentas e plataformas tecnológicas. Logo, comece a pesquisar em sua empresa quais tipos de serviços terceirizados podem ajudar a equipe.

4. Invista em segurança

Um ponto muito importante na hora de pensar modernizações é a segurança. O setor de Recursos Humanos lida diariamente com um fluxo intenso de informações de cunho pessoal. Por esse motivo, qualquer inovação implantada tem que garantir que esses dados se mantenham seguros.

Assim, só atue com processos, parceiros e pessoas com experiência em gestão de documentos. Isso proporciona uma maior tranquilidade. Lembre-se de restringir o acesso aos dados somente a quem for necessário e tome cuidado para que os documentos não extraviem ou deteriorem.

5. Digitalize processos

A digitalização é uma das principais formas de garantir um processo seguro. O motivo é a facilidade de conceder acesso somente a pessoas específicas ou evitar perdas e outros danos. Além disso, essa prática traz, também, outros benefícios a médio e longo prazo.

Uma empresa com seu processo de contratação digitalizado, por exemplo, tem os documentos à disposição dos responsáveis, podendo ser lidos simultaneamente. Outra possibilidade é que se economize com a manutenção e arquivamento dos papéis.

Portanto, todo líder moderno tem o dever de ser inovador, com responsabilidade e planejamento. Quem consegue antever ideias úteis e eficazes, se destaca e coloca sua equipe e empresa à frente no mercado. E essa otimização em todos os processos é uma das grandes vantagens de possuir um RH estratégico.

Docly é uma ferramenta que oferece suporte para sua organização se modernizar. Ela realiza a transformação digital do seu processo de admissão, garantindo que ele seja rápido e seguro. Assim, você economiza recursos, melhora a gestão de documentos, evita equívocos, entre outros benefícios.

Que tal melhorar a gestão de inovação do seu RH? Então, solicite sua demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.