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5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

Implantar o RH digital nas empresas é algo que não pode ser deixado para depois. Nessas horas, a dica é apostar no colaborador. E isso quem afirma é a Gartner: quando a experiência do funcionário está no centro da transformação tecnológica, sua satisfação cresce de 56% para 91%.

Mas como a satisfação do funcionário pode ajudar nessa inovação? Uma pesquisa da Accenture afirma que a influência é diretamente no orçamento e lucro. Conforme dados da análise, empresas com força de trabalho altamente engajada são 21% mais rentáveis que as de baixo engajamento.

Quer entender de que forma a experiência do colaborador pode facilitar a introdução do RH digital? Confira cinco aspectos!

1. Familiaridade com tecnologia

Um dos principais aspectos relativos à experiência do funcionário que pode tornar mais efetiva a implantação do RH digital é a tecnologia. Mas não a existência dela simplesmente, mas sim a familiaridade que cada funcionário possui com ela. Atualmente, todos têm algum tipo de contato com o digital, seja por aplicativos, redes sociais, celulares ou videogames.

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O fato é que, independente da faixa etária do seu colaborador, ele já possui algum conhecimento tecnológico que será útil na hora de inovar na empresa.

2. Consciência da importância do RH digital

Outro ponto importante é que toda equipe compreenda o quão positiva será a implantação dos novos processos. O setor de Recursos Humanos é muito burocrático e anseia por essa transformação digital, pois ela, claramente, qualifica as rotinas e moderniza a empresa como um todo. No entanto, para que essa evolução ocorra é necessário incluir entre as experiências do funcionário essa possibilidade.

É comum que a pessoa sinta dificuldades no dia a dia, mas não tenha a consciência de que o caminho para a melhoria é a tecnologia. Logo, treinamentos, conversas e um relacionamento forte entre líderes e equipe são a chave para o sucesso.

3. Atuação motivada

Considerado pilar em todo assunto que envolva a experiência do colaborador, a motivação não poderia ficar de fora dessa lista. Trabalhar até que o horário comercial termine, até o momento de bater o ponto ou até que o gestor cobre o resultado não pode mais ser aceitável. O mercado atual exige que as empresas proporcionem condições para que o funcionário atue motivado. E isso influencia diretamente na experiência do cliente, o que explica tamanha relevância.

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Portanto, construir o conhecimento da marca e o real interesse pelo desenvolvimento da empresa deve ser algo primordial em uma organização que quer implantar uma modificação digital no RH.

4. Sentimento de equipe

Uma inovação tecnológica no setor de Recursos Humanos exige trabalho em equipe. Isso porque é uma modificação muito importante, que ocorre de dentro para fora da empresa. Ela começa na equipe de RH, atinge os demais funcionários e, consequentemente, chega ao último ator do processo: o cliente.

Saber atuar em conjunto vai fazer com que os colaboradores entendam as ferramentas tecnológicas que estão utilizando, saibam como compartilhar os afazeres nelas e possam qualificar a dinâmica de relacionamento interno.

5. Crescimento individual

O desenvolvimento pessoal que cada funcionário tem também é algo a ser considerado. Todo mundo trabalha pelo coletivo, mas se preocupa com o individual. Assim, ver possibilidades de crescimento como a implementação do RH digital estimula uma atuação mais engajada de todos.

É mais provável que o colaborador dê 100% de si quando está se qualificando. Sentir que está aprendendo coisas novas e adquirindo conhecimentos que lhe serão úteis em outros momentos da vida faz toda a diferença.

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Implantar ferramentas tecnológicas é muito mais fácil e eficaz quando o funcionário tem uma experiência altamente proveitosa, que inclui rapidez, interação, personalização, conexão e transparência. Só assim o colaborador ficará realmente satisfeito.

Algumas funcionalidades são ótimas para iniciar esse processo, como é o caso da Docly. Focada em otimizar o processo admissional, a ferramenta apresenta um serviço 100% digital com diversas possibilidades.

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