Login
DEMO

RH Digital: por que sua empresa precisa pensar no mobile?

O mobile já é uma grande preocupação das empresas, principalmente no âmbito do marketing digital. Até porque todos sabem que o consumidor está cada vez mais conectado à internet por meio de smartphones e tablets. Porém, essa tendência nem sempre acontece em relação à estrutura interna e os negócios se esquecem de modernizar áreas tradicionais, como a de Recursos Humanos. Só que já passou da hora da mudança do setor para o RH digital.

Afinal, a transformação digital está presente em todos os setores e, no RH, isso não é diferente. O RH digital é valioso para a sua empresa reduzir a rotatividade, atrair e reter talentos, motivar os funcionários e aumentar o desempenho.

Mas, além de tornar o RH digital, o que não é uma tarefa feita da noite para o dia, há também outra necessidade. É preciso integrar o mobile aos processos da área, gerando maior engajamento dos colaboradores.

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo este artigo!

Qual a importância do mobile para a construção de um RH digital?

A mobilidade é uma das principais características da Era Digital e da Quarta Revolução Industrial. São transformações que estamos vivendo e se baseiam na revolução digital em todas as áreas.

Todos nós usamos nossos smartphones com as mais diversas finalidades. Por exemplo: comunicação, pagamento de contas, entretenimento, fonte de notícias, estudos, leitura, música e até mesmo trabalho.

Portanto, nada mais justo do que aliar o uso intenso do smartphone ao dia a dia dos colaboradores dentro da organização. O que é uma etapa fundamental na construção de um RH digital.

Ler tambémInovação em RH: 3 maneiras de tornar o setor mais tecnológico

Mas como as atividades do RH podem ser adaptadas ao mobile?

Vários processos e ferramentas de RH já podem ser realizados digitalmente e, inclusive, integrados ao mobile. Com isso, é possível otimizar o tempo dos colaboradores e gestores. Veja 5 atividades com possibilidade de adaptação ao mobile!

1. Recrutamento e processo seletivo

recrutamento já pode ser feito por meio de aplicativos e redes sociais. São plataformas que permitem a divulgação de vagas e a aplicação dos candidatos, como o LinkedIn.

Além disso, as etapas do processo seletivo como testes psicológicos, técnicos e até a entrevista também podem ser feitas via dispositivos mobile. Tudo sem a necessidade da presença física do candidato.

2. Marcação de ponto

Já existem aplicativos específicos para a marcação de ponto, que permitem até uma interação maior do usuário. Os funcionários, inclusive, podem verificar seu espelho de ponto sempre que quiserem. O que aumenta a transparência na relação entre a empresa e o colaborador e cria uma relação de confiança.

3. Treinamentos

Os treinamentos virtuais, que já se tornaram comuns dentro das organizações, também podem e devem ser adaptados a dispositivos mobile. Este é mais um ponto do RH digital e que serve para facilitar o acesso de seus colaboradores.

Esses cursos podem ser como porta de entrada para um novo funcionário, ao explicar todos os processos da sua organização. Ou ainda, podem ser técnicos e ajudar na qualificação e desenvolvimento das pessoas.

4. Aplicação de feedbacks

Diversas aplicações permitem o envio de feedbacks aos seus colaboradores. Trata-se de uma prática tão importante na gestão de pessoas, mas que, às vezes, acaba sendo negligenciada devido à falta de tempo.

Com a facilidade de fazer isso virtualmente, a empresa só tem a ganhar. Sem contar que é possível disponibilizar estruturas de avaliação mais frequentes, indicando como está o desempenho dos colaboradores. Dessa maneira, os feedbacks via mobile contribuem para a melhora da performance individual e, como consequência, do negócio como um todo.

5. Processo de admissão

Para tornar o seu RH digital e mobile, você também pode contar com ferramentas que facilitam o processo de admissão. Trata-se de plataformas, como a Docly, que permitem que todas as etapas sejam feitas por meio de um aplicativo – que também pode ser mobile. O que inclui desde o envio dos documentos até a assinatura do contrato, com o uso da assinatura digital.

Como a Docly pode ajudar na transformação digital do RH da sua empresa?

Docly é uma ferramenta que realiza o processo burocrático de admissão de funcionários de forma 100% digital. Seja por computadores, tablets ou smartphones, a plataforma serve tanto para o RH quanto para o novo colaborador.

Por meio do sistema, os gestores de RH podem disponibilizar as informações da vaga, anexar documentos, incluir os termos e políticas da empresa. O novo funcionário, por sua vez, envia a documentação e assina os contratos ou termos digitalmente.

Dentre as principais vantagens da admissão digital feita por meio da plataforma estão:

– Facilidade na contratação de novos colaboradores;

– Segurança das informações,

– Rapidez e praticidade na realização do processo;

– Criação de documentos nato digitais;

– Otimização do tempo do RH;

– Agilidade para encontrar informações posteriormente.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como automatizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.