Login
DEMO

RH Digital: 7 atividades que já podem ser otimizadas com tecnologias

Muitos profissionais da área de recursos humanos estão discutindo as possibilidades e benefícios do RH digital. No entanto, o fato é que sua introdução já se tornou uma realidade em diversas empresas.

A tecnologia está presente em todas as áreas de nossas vidas, então, por que não aproveitar tudo o que ela oferece para melhorar a maneira como as empresas lidam com seus colaboradores?

Quer conhecer algumas das atividades do setor de RH que já podem ser otimizadas com tecnologias? Confira a lista abaixo! 

1. Folha de ponto dos colaboradores

Uma forma muito mais prática de fazer o controle dos horários dos funcionários é por meio do ponto digital, que facilita a vida tanto dos colaboradores quanto dos gestores de RH.

O ponto digital pode ser implementado de diversas formas: biometria, cartão com código de barras, aplicativos instalados no computador e smartphone, dentre outras.

As principais vantagens em substituir a tradicional folha de ponto pelo ponto digital são:

  • Segurança das informações e da contabilização das horas sem o risco de erro humano;
  • Transparência total, pois permite o acesso do colaborador à sua própria folha para conferência;
  • Facilidade para o gestor acompanhar faltas, atrasos e horas extras;
  • Economia de tempo, já que o sistema faz o cálculo automaticamente.

 2. Gestão de documentos

Aquelas pastas gigantes de documentos que, além de ocupar espaço, ainda estão sujeitas às ações do tempo, podem ser digitalizadas e passarem a ser acessadas de um jeito muito mais rápido e prático, otimizando o tempo de todo o setor – aproveite para saber como a digitalização do processo admissional facilita a gestão de documentos.

Implementar um sistema que permita a gestão de documentos online garante agilidade e segurança, já que todos os documentos importantes poderão ser acessados a qualquer momento, por todos os profissionais que tiverem a permissão necessária. 

3. Envio e coleta de feedbacks

Uma prática extremamente importante para o RH, mas que muitas vezes acaba sendo deixada de lado devido à correria do dia a dia, é o envio e coleta de feedbacks.

Leia também: 3 importantes tendências em tecnologia para gestão de recursos humanos

Com a tecnologia, isso fica muito mais fácil, já que não é preciso tirar ninguém de seu posto de trabalho para isso. O envio e coleta de feedbacks em um RH digital pode ser feito por meio de aplicativos ou pelo sistema interno da empresa. 

4. Treinamentos e capacitações

Hoje em dia, com os cursos a distância, toda empresa que se planeja consegue oferecer treinamentos e capacitações frequentes aos seus funcionários a custos acessíveis.

Leia também: 5 motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos humanos

Os treinamentos são excelentes ferramentas para aumentar a motivação e a produtividade de sua equipe e, por isso, são investimentos que valem a pena! 

5. Processo de admissão

Além do processo de seleção, que já é amplamente feito por meios digitais em diversas organizações, o processo de admissão também já pode ser realizado de forma 100% digital, com a utilização da Docly.

Com essa ferramenta, a contratação é feita de maneira rápida, prática e totalmente via web. Em poucos passos, o novo funcionário preenche todas as informações, envia fotos dos documentos e assina o contrato por meio da assinatura digital, sem nenhuma burocracia e com extrema segurança. Isso torna o RH mais produtivo, afinal, os gestores terão mais tempo para as tarefas verdadeiramente estratégicas.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.