Login
DEMO

Veja os desafios e soluções para implementar o RH ágil em sua empresa

Você já percebeu que a forma de administrar os negócios e seus colaboradores estão mudando dentro das empresas? Está mudança é dada graças ao RH ágil, que é um método de gestão estratégico focado nos feedbacks constantes com o intuito de evoluir o mindset da organização.

Devido a evolução tecnológica, o tempo disponível para efetuar as tarefas está cada vez menor. Empresas que não acompanham essa evolução e não se integram com novas ferramentas acabam não conseguindo seguir o ritmo de seus concorrentes, ficando para trás tanto na disputa de mercado quanto na retenção de talentos, os quais tendem a preferir por empresas mais atualizadas e equipadas com ferramentas que melhoram a experiência do colaborador em suas atividades e atribuições.

Leia também: 5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

RH ágil otimizando processos

Normalmente, a correria do cotidiano não permite que o RH identifique os pontos inadequados ou obsoletos que precisam de adaptação – o processo de admissão, por exemplo, sem utilizar assinaturas digitais toma um longo tempo.

Não basta somente fazer o uso de ferramentas tecnológicas e inovadoras, é necessário atualizar a cultura organizacional da corporação, para que esta adaptação aconteça com fluidez e eficácia, permitindo que o tempo seja melhor aproveitado.

Essa mudança em toda a mentalidade da corporação, quando proporcionada pelos resultados de um RH ágil, apresenta resultados positivos para a empresa e todos seus colaboradores.

Leia também: Gestão de RH: saiba como digitalizar o processo admissional

Como funciona o RH ágil?

Na prática, o RH ágil funciona seguindo algumas etapas:

01 – É feita uma análise do que está muito engessado, antiquado e aquém da realidade tecnológica.

02 – Após isso, o RH participa de brainstorms com outros gestores e juntos pensam em novos projetos e como eles podem agregar valor ao processo evolutivo dos negócios.

03 – Após aprovados esses projetos, o RH adota as ferramentas ágeis já utilizadas pelo setor de TI. Essas ferramentas então são adequadas para cada uma das diferentes áreas da empresa.

Desta forma, o desempenho passa a ser colaborativo, aumentando a produtividade, a estruturação e reestruturação de projetos.

Desafios e necessidades para implantação de um RH ágil

Segundo o estudo Estado da Pesquisa Agile, feito pela VersionOne em 2016, os maiores desafios para a implementação de práticas de um RH ágil são:

63% – cultura da empresa em conflito com o valor ágil.

47% – falta de experiência com os métodos ágeis.

45% – falta de apoio da gestão.

43% – resistência organizacional à mudança.

41% – falta de proprietário do negócio/cultura/produto.

34% – treinamento insuficiente.

34% – predominância do desenvolvimento tradicional.

31% – práticas e processos ágeis inconsistentes.

20% – medidas, ferramentas e dados fragmentados.

19% – colaboração ineficiente.

15% – conformidade com a regulamentação e governança.

Quanto aos elementos necessários para o sucesso da implementação de práticas de talento ágil:

52% – coaches internos ágeis.

48% – patrocínio executivo.

41% – processos e práticas consistentes.

36% – implementação de uma ferramenta comum para todas as equipes.

36% – instrutores ou consultores ágeis.

Para que a implementação aconteça em toda a corporação, ter em mão ferramentas que facilitam os processos internos do RH é indispensável.

Docly é um exemplo de ferramenta que possibilita um RH ágil, afinal essa tecnologia disponibiliza ferramentas de gestão de RH que torna possível o processo de admissão 100% digital, inclusive as assinaturas dos novos colaboradores podem ser coletadas por meio de smartphones. Desta forma, é possível ganhar velocidade na contratação de novos funcionários, aumentando a produtividade do RH e posteriormente de toda empresa.

Quer saber mais sobre como implementar um RH ágil? Entre em contato conosco e saiba mais!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.