Login
DEMO

Retenção de talentos: como reter funcionários nos 3 primeiros meses de trabalho

retenção de talentos é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de RH atualmente. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half, que entrevistou 9000 executivos em todo o mundo, incluindo brasileiros, as empresas perdem 40% dos funcionários durante os três primeiros meses de trabalho.

Além disso, o estudo também revelou que 51% dos brasileiros pediria demissão no primeiro mês, em casos nos quais a descrição da vaga não condiz com a realidade do cargo.

Desse modo, podemos observar que os primeiros meses de trabalho são fundamentais para colocar a retenção de talentos em prática em um negócio. Por isso, elaboramos um guia rápido e prático sobre o assunto. Continue lendo!

Priorize uma gestão humanizada

gestão humanizada caracteriza-se principalmente pela criação de um ambiente de trabalho acolhedor e produtivo. Para isso, é importante estimular a comunicação dentro da empresa, dando voz para todos os colaboradores.

Leia também: Como mudar a cultura empresarial e transformar digitalmente o RH

Além disso, é imprescindível integrar todos os setores que juntos compõem o negócio. Seja por meio de happy hours, eventos internos ou dinâmicas em grupo, o importante é criar um ambiente no qual todos os funcionários tenham autonomia e liberdade para falar sobre suas ideias.

Desse modo, é possível garantir uma retenção de talentos maior, uma vez que os funcionários poderão contar com uma qualidade de vida melhor no ambiente de trabalho.

Incentive a capacitação constante

Bons funcionários se destacam pela busca constante por aprimoramento pessoal e profissional. Por isso, disponibilizar treinamentos e organizar eventos, workshops e palestras é uma ótima maneira de colocar a retenção de talentos em prática.

Vale ressaltar que estimular a capacitação é uma alternativa vantajosa para ambos os lados. Os funcionários ganham ao desenvolver seus conhecimentos e investem o conteúdo aprendido dentro da empresa, criando colaboradores mais engajados e mais capacitados que a média.

Coloque a cultura do feedback em prática

Para garantir a retenção de talentos nos três primeiros meses de trabalho, é muito importante elaborar uma cultura de feedbacks durante o cotidiano empresarial.

Leia também: Tendências de RH – como usá-las a favor da sua empresa

Os gestores devem criar uma cultura que ressalte a importância do feedback para fortalecer a comunicação e o relacionamento com os colaboradores. Outro benefício é o reconhecimento do que está gerando resultados positivos e negativos, além de evitar a rotatividade de funcionários.

Como a Docly pode te ajudar na retenção de talentos?

A Docly é uma startup spinoff da SBK  — uma empresa que organiza e protege documentos de empresas desde 1996. Nosso objetivo é otimizar o processo admissional, reduzir custos e aumentar a produtividade do RH.

Com uma ferramenta simples, intuitiva e 100% digital, garantimos a total segurança das informações e viabilidade jurídica de toda admissão, com um suporte exclusivo para você e seus funcionários.

Quer iniciar a retenção de talentos a partir da contratação de novos funcionários? Entre em contato com a nossa equipe!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.