Login
DEMO

Recrutamento e seleção: como a inteligência artificial otimiza a atividade

O processo de recrutamento e seleção é uma tarefa que exige muito planejamento, pois os colaboradores são um grande investimento para a organização e fazer boas contratações contribui para o sucesso da empresa.

Hoje em dia, muitas tecnologias impactam positivamente a realização de um processo seletivo e a inteligência artificial é uma delas, ajudando a otimizar o setor de recursos humanos e, em especial, a área de recrutamento e seleção.

Quer saber mais sobre o tema e entender como a inteligência artificial pode otimizar as atividades de recrutamento e seleção? Continue lendo este texto!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma ferramenta que pode funcionar por meio de softwares, que são alimentados com diversos dados e algoritmos que permitem a realização de determinadas atividades programadas.

É como se a própria máquina pensasse sozinha, como um ser humano, catalogando e classificando informações, e até tomando decisões sem a necessidade de uma pessoa intervir.

Essa tecnologia já está presente em nossas vidas como, por exemplo, no reconhecimento facial da câmera do celular, dentre outros.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada no recrutamento e seleção?

Na área de recrutamento e seleção, a inteligência artificial pode ser aplicada para otimizar diversos processos e facilitar o dia a dia dos recrutadores, que terão uma rotina menos burocrática e poderão atuar de maneira mais estratégica.

Veja alguns exemplos de uso da inteligência artificial no processo seletivo!

Gamificação

Gamificação é uma técnica que avalia os candidatos por meio da aplicação de jogos virtuais, que podem simular o ambiente empresarial, por exemplo, fazendo com que o candidato tome decisões como se estivesse no dia a dia da empresa.

Nos jogos podem haver competições, cases a serem solucionados, perguntas e respostas etc. Cada organização cria o seu próprio jogo e suas regras de aplicação durante o processo seletivo.

O importante é que a aplicação da gamificação esteja de acordo com o planejamento do recrutamento e seleção, além de ter um objetivo muito bem definido para que a avaliação dos candidatos seja correta e proveitosa.

Chatbots

Os chatbots – chats inteligentes que contém uma grande base de dados para fazer inúmeras interações com o usuário – podem ser usados de diversas formas no processo de recrutamento da sua empresa.

Você pode usar um chatbot apenas para responder perguntas frequentes sobre o processo seletivo e seus pré-requisitos ou pode usá-lo de forma mais completa, fazendo uma pré-seleção por meio dele, na qual o candidato responde perguntas como se estivesse participando de uma entrevista.

Leia também: 5 erros de gestão que aumentam a rotatividade de funcionários

Esse recurso é bastante interessante para empresas que recebem muitos currículos e inscritos em suas vagas que não preenchem os pré-requisitos básicos da função, diminuindo o trabalho posterior de triagem.

Ranqueamento de candidatos

No processo de recrutamento, a inteligência artificial ajuda muito no ranqueamento dos candidatos, que ao preencherem o seu cadastro com todas as informações de seus currículos, fornecem os dados necessários para que a máquina trabalhe.

Leia também: RH estratégico: uso de dados, transformação digital e os impactos no setor

Assim, a ferramenta de inteligência artificial faz diversos cruzamentos de dados e ranqueia os candidatos com o perfil mais próximo do estabelecido previamente pelo recrutador.

Otimize seu RH com a Docly

Docly é uma ferramenta moderna que automatiza o processo de admissão, tornando-o 100% digital.

Por meio de uma plataforma web, é possível enviar e assinar contratos admissionais com todo o sigilo e segurança necessários, deixando a etapa de admissão muito mais prática e ágil para todas as partes.

Leia também: Gestão de RH: como funciona a assinatura digital de documentos admissionais

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.