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5 dicas para otimizar o processo de admissão com tecnologia

Todo processo de admissão é um tanto exaustivo, seja para o novo colaborador, seja para a equipe do RH. Isso ocorre porque é necessária muita minúcia para avaliar cada aspecto do processo, evitando problemas futuros. São muitos documentos para validar, assinaturas para colher e etapas para cumprir.

Porém, a inovação digital, que se propaga a todo momento, veio para otimizar essa rotina. Diversas ferramentas tecnológicas foram e estão sendo desenvolvidas para auxiliar, tanto o setor de recursos humanos, quanto rotinas específicas, como a admissão.

Mas, como utilizar a tecnologia para melhorar a admissão de funcionários? Confira cinco dicas infalíveis!

1. Chatbot

Esse tipo de inteligência artificial é ótimo para facilitar a comunicação rápida com o novo colaborador. É possível programá-la para conversar como se fosse uma pessoa, por mídias como Facebook ou WhatsApp. Assim, essa tecnologia auxilia tanto na hora de informar a lista de documentos necessários para a contratação, quanto para passar as normas da empresa, por exemplo.

2. Validação da documentação

Existem ferramentas capazes de validar as informações fornecidas pelo contratado. Elas costumam atuar mais voltadas para os documentos de identificação. Ou seja, o colaborador enviará a imagem da sua identidade e a tecnologia se encarrega de analisar os dados presentes ali, confirmando se são válidos legalmente.

3. Software de gestão da saúde

Outra maneira de otimizar o processo de gestão com tecnologia é investir em serviços bem específicos. E, neste caso, destacamos a importância de atentar-se a detalhes como os exames admissionais. Já foram desenvolvidos softwares que agilizam essa parte do processo. Com eles, é possível contatar o parceiro responsável pelo serviço, passar as informações dos colaboradores a serem atendidos e receber, também online, os resultados.

4. Digitalização de documentos

Algumas tecnologias surgem para agilizar todos os processos e essa é a função da digitalização de documentos. Ela facilita o acesso rápido aos dados dos novos colaboradores, evitando a perda de tempo com as tradicionais papeladas durante a contratação. Além disso, com tudo online, o acesso fica liberado somente a quem for necessário, garantindo segurança.

Outros dois pontos relevantes nesse recurso são: a possibilidade de acesso simultâneo por mais de uma pessoa à documentação e a grande economia de orçamento em translado e arquivamento dos papéis.

Se tiver dúvidas sobre a validade jurídica do processo admissional, leia o post “Admissão de funcionários: descubra se documento digitalizado tem valor legal” e saiba tudo sobre o assunto.

5. Assinatura digital no processo de admissão

A modernização de vários setores, como o RH, está cada vez mais intensa. No aspecto admissional, vale ressaltar a assinatura digital como uma das mais tecnológicas. Ao contrário do que possa parecer, as assinaturas não são apenas digitalizadas (passadas do papel para o computador por escaneamento). As assinaturas digitais são funções criptografadas que autenticam algum documento ou informação digital.

Atestadas legalmente, elas são feitas com base na Infra­estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP ­Brasil). Esse regramento agrupa as normas para que os processos ocorram com segurança.

Todos esses recursos digitais possibilitam um salto no patamar da sua empresa no quesito RH. Aplicando essas dicas no dia a dia da equipe, ficará fácil perceber o quanto inovar é importante. A otimização permite não só benefícios diretos, como também a qualificação e organização do restante da organização.

Docly oferece uma solução moderna e totalmente alinhada a essa nova cultura tecnológica dos RHs, tornando o processo de admissão 100% digital. Como vantagem de utilizá-la, sua empresa consegue: reduzir custos com papéis, otimizar o tempo de trabalho e garantir segurança para todos os envolvidos na admissão.

Quer aderir à evolução tecnológica em sua empresa e tornar seu processo de admissão mais eficiente? Solicite uma demonstração gratuita!

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