Login
DEMO

Processo de admissão: como montar uma equipe diversificada e criativa

Estruturar um bom processo de admissão é uma das principais tarefas de um gestor de RH. É muito importante estar atento às tendências e cases de sucesso para montar o processo ideal para sua empresa.

Recentemente, em um artigo publicado pela escola de negócios Insead, os executivos Paul Evans e Bruno Lanvin concluíram que equipes que contam com profissionais com perfis diferentes se saem melhor em tarefas que exigem criatividade.

Se pararmos para pensar, no mundo de hoje, toda empresa precisa de uma boa dose de criatividade e inovação para se manter competitiva no mercado. Por isso, esse estudo deve ser considerado por uma boa parte das organizações.

Com isso, criar uma equipe diversificada é uma boa estratégia para empresas que desejam alinhar-se às tendências do mercado e conquistar resultados excelentes. Então, quer algumas dicas para montar uma equipe diversificada e criativa? Continue lendo este texto!

Harmonize os valores e objetivos da organização

O primeiro ponto para que uma equipe diversificada funcione é harmonizar os valores e objetivos da organização. Ou seja, os membros da equipe podem e devem ter pensamentos diferentes e apresentar novas formas de enxergar uma situação, mas é importante que eles tenham valores em comum e compartilhem o objetivo da empresa, para que possam contribuir com o crescimento dela.

Avalie competências comportamentais e experiências pessoais

Ao fazer um processo de seleção, avaliar as competências técnicas dos candidatos é muito importante, afinal, eles precisarão desempenhar tarefas que exigem uma certa aptidão.

Porém, o recrutador que deseja formar uma equipe diversificada e criativa não pode parar por aí. Ele deve avaliar também as competências comportamentais destes candidatos, as suas experiências pessoais e sua visão de mundo.

Leia também: Como criar um time que dissemine a inovação em RH

Para que a seleção seja mais assertiva, o ideal é que você já tenha planejado os perfis comportamentais desejados para os cargos, assim fica mais fácil saber quem se encaixa nas vagas.

Fomente o debate

Uma das formas de avaliar se os candidatos do processo seletivo são tolerantes às diferenças e abertos a novas ideias é por meio de debates, nos quais eles possam discutir abertamente e dar a sua opinião.

Claro que isso precisa ser intermediado durante o processo e os temas devem ter a ver com o propósito da empresa, mas é uma ótima maneira de se observar o comportamento dos candidatos em ação.

Busque características complementares

Cada pessoa tem suas próprias características e habilidades distintas, mesmo que desempenhem a mesma função e tenham se graduado no mesmo curso. E isso é algo que deve ser explorado pelas empresas, afinal, cada um tem suas próprias experiências tanto pessoais quanto profissionais, que podem acrescentar muito no trabalho em equipe.

Por isso, observe quais são as características de cada candidato e busque pessoas que tenham experiências e comportamentos que se complementem, estimulando a troca de ideias e, consequentemente, a criatividade.

Como otimizar o processo admissional com tecnologia?

A Docly é uma ferramenta que otimiza o processo de admissão de funcionários, permitindo que a parte burocrática da contratação seja feita de maneira 100% digital e até mesmo pela tela do celular, cruzando dados com eSocial e Serasa.

Uma das principais características da Docly é oferecer a possibilidade da assinatura digital de contratos com viabilidade jurídica. Abaixo, separamos nossos conteúdos sobre o assunto:

– Como fazer assinatura digital? Saiba e otimize sua admissão de funcionários
– Inovação em RH: entenda a diferença entre assinatura digital e eletrônica
– Qual a validade da assinatura digital em contratos de admissão?
– 7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital
– Gestão de RH: como funciona a assinatura digital de documentos admissionais
– Como a assinatura digital facilita o processo de admissão de funcionários

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.