Login
DEMO

RH Digital: como fazer o processo de admissão com tecnologia

processo de admissão de funcionários é conhecido por exigir uma série de procedimentos burocráticos. As empresas precisam emitir os contratos, termos e benefícios. Enquanto, os colaboradores devem apresentar os documentos necessários, preencher os formulários e assinar os papéis.

Muitas vezes, este processo leva bastante tempo. O que atrasa a entrada do novo funcionário na empresa, já que a documentação do processo admissional é exigida por lei. Porém, a transformação digital chegou para ajudar a sua organização. Confira mais a seguir!

Impactos da transformação digital no RH

As inovações tecnológicas e a transformação digital já impactam as atividades de todos os setores, inclusive o RH. Com o digital cada vez mais presente no dia a dia do RH, a contratação dos colaboradores pode se tornar mais prática, ágil e segura.

Isso porque já existem ferramentas criadas justamente para isso: desburocratizar o processo de admissão. Quer saber como fazer o processo de admissão de funcionários com tecnologia e tornar o seu RH mais digital? Continue lendo este artigo!

Leia também5 etapas da transformação digital no RH

Transformação digital x cultura organizacional

A transformação digital no RH das empresas vai além da incorporação de ferramentas digitais. E, para que os benefícios da digitalização sejam realmente sentidos, essas mudanças devem ocorrer na cultura organizacional da empresa.

Como é possível implementar? Por meio da estruturação de novos fluxos de trabalho agora com o uso da tecnologia, de treinamentos e dinâmicas que facilitem a assimilação da nova cultura pela equipe.

Inclusive, um estudo da DOM Strategy Partners, com 614 executivos, na maioria vice-presidentes e diretores de RH, no Brasil, comprova isto. Segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados veem as tecnologias e o mundo digital como o grande motivador para fazerem mudanças bruscas na área.

Porém, para 72% dos executivos, o desafio do RH nessa nova era é não saber ao certo o que e como entregar. Ou ainda como se posicionar de forma estratégica.

Leia tambémComo mudar a cultura empresarial e transformar digitalmente o RH

Benefícios da transformação digital para o RH

Apesar dos desafios da transformação digital e a fome pela inovação no RH, as tecnologias trazem uma série de benefícios. Conheça as principais vantagens para o setor e, principalmente, para o processo de admissão de funcionários:

  • Automatização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização de tempo;
  • RH mais estratégico;
  • Diminuição de erros.

No entanto, os gestores ainda devem ter dúvidas sobre como as tecnologias podem melhorar o processo de admissão de funcionários. Saiba mais!

Como fazer o processo de admissão de funcionários digital?

O processo de admissão de funcionários costuma exigir muito tempo dos profissionais de RH e do novo colaborador. Pois é necessária a emissão de vários documentos e cópias, assinaturas e arquivamento, tarefas que levam dias para serem concluídas.

Além disso, algumas vezes, os novos funcionários entregam documentos e termos não preenchidos, com dados errados ou incompletos. Quando isso acontece, a empresa pode acabar tendo problemas jurídicos no futuro.

Mas a boa notícia é que, hoje em dia, já existem ferramentas digitais com o propósito de facilitar a contratação de colaboradores.

Veja abaixo as principais vantagens de contar com uma plataforma para a realização do processo de admissão de funcionários:

  • Agilidade no processo admissional;
  • Garantia de que o processo esteja em conformidade com as leis trabalhistas;
  • Criação de documentos nato digitais, que já possuem validade jurídica;
  • Economia de espaço por dispensar o arquivamento físico dos documentos;
  • Maior segurança dos dados do colaborador;
  • Diminuição dos custos do processo de admissão de funcionários;
  • Aumento do controle de acesso às informações;
  • Mais sustentabilidade para a empresa.

Leia tambémPor quanto tempo devo guardar os documentos da empresa?

Como a Docly pode ajudar no processo de admissão de funcionários

Docly é uma plataforma criada para facilitar o processo de admissão de funcionários, tornando-o 100% digital.

A ferramenta permite o envio de documentos e termos de contratação por parte do RH da empresa. Em seguida, esses termos são aceitos e validados pelo novo colaborador, com o uso da sua assinatura digital.

Tudo é feito em um ambiente digital criptografado, oferecendo a segurança necessária para garantir o sigilo das informações.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como tornamos o processo de admissão de funcionários 100% digital na sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.