Login
DEMO

Como fazer um processo admissional livre de erros

processo admissional é uma etapa muito importante para o setor de RH de uma empresa. Até porque é, a partir dele, que os novos colaboradores têm seus primeiros contatos com a organização.

Um processo admissional bem feito influencia diretamente na retenção de talentos e na motivação dos novos funcionários. Afinal, os direcionamentos e alinhamentos dados nesta etapa vão guiar os primeiros passos do colaborador dentro da companhia.

Por isso, neste artigo, vamos dar dicas importantes para realizar um processo admissional livre de erros e construir equipes de sucesso. Confira 5 passos para começar já!

Leia também5 erros de gestão que aumentam a rotatividade de funcionários

1. Apresentar a descrição do trabalho

Um erro muito comum no processo admissional é não apresentar a descrição exata do trabalho ao novo colaborador. O que pode gerar uma certa frustração, caso a função não seja exatamente o que ele esperava.

Assim, é fundamental que o gestor de RH tenha a descrição do trabalho bem definida antes de iniciar o recrutamento. Isso facilita, inclusive, para uma divulgação direcionada e assertiva da vaga em questão.

Leia tambémGestão de pessoas: 5 passos para receber bem novos funcionários

2. Alinhar todos os detalhes da vaga com o colaborador

Detalhes como salário, férias, benefícios, folgas, local de trabalho, necessidade de viagens e deslocamentos, dentre outros, devem constar no contrato. Mas, antes da assinatura do documento, eles precisam ser alinhados com o novo colaborador.

Isso evita possíveis reivindicações judiciais no futuro e garante a segurança de ambos os lados, quanto ao cumprimento do que foi combinado. Além do mais, colabora para diminuir a rotatividade de funcionários.

3. Dar prazos para a entrega e assinatura de documentos

Quem trabalha no setor de RH sabe o quanto o não cumprimento de prazos pode trazer prejuízos para a organização. Isso se deve principalmente às leis trabalhistas. Portanto, esse item não pode ser negligenciado.

Para evitar esse tipo de problema, estabeleça prazos para a entrega e assinatura de documentos referentes ao processo admissional. Tudo de acordo com a legislação vigente. E, para minimizar o risco de perder os prazos, fiscalize o cumprimento dos mesmos.

4. Criar um processo de onboarding

O onboarding se trata do conjunto de ações para integrar os novos colaboradores à empresa e à sua cultura organizacional. O processo faz com que eles levem menos tempo para se adaptar ao novo trabalho.

Os principais itens do onboarding dizem respeito à integração com os objetivos da organização, missão, valores e cultura organizacional.

O processo também engloba ações mais práticas como:

  • Apresentação formal aos líderes e colegas de trabalho;
  • Evento de recepção, no caso da entrada de vários colaboradores ao mesmo tempo;
  • Arrumação do espaço de trabalho;
  • Criação e configuração do e-mail corporativo e demais logins;
  • Explicação as funções e responsabilidades do cargo.

Defina o onboarding mais adequado à sua empresa e crie um checklist para padronizar esse processo em todas as admissões.

5. Usar a tecnologia a seu favor

Felizmente, a tecnologia já pode ser usada a favor da área de RH. As ferramentas ajudam a otimizar e desburocratizar tarefas como as do processo admissional.

Além de facilitar o processo, o uso da tecnologia também proporciona maior segurança aos dados e documentos. Além disso, diminui as chances de erros.

Como a Docly facilita o seu processo admissional?

Docly é uma ferramenta utilizada para otimizar o processo admissional da sua organização, permitindo que ele seja realizado de forma 100% digital.

Por meio da plataforma, o gestor de RH cadastra a vaga em questão e todos os seus detalhes, como salário e benefícios, e gera os termos e contratos necessários.

Do outro lado da tela, o novo colaborador cria seu acesso, envia seus documentos, aceita os termos e faz a assinatura digital. Tudo isso em um ambiente digital seguro e criptografado.

Com a Docly, seu processo admissional é feito de forma rápida e segura. Assim, é possível evitar o acúmulo de papéis, facilitar o acesso aos documentos em apenas alguns cliques e otimizar o tempo dos profissionais de RH.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como digitalizar o processo de admissão na sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.