Login
DEMO

5 maneiras práticas de tornar seu RH estratégico

Inovação e planejamento são duas áreas que devem caminhar juntas na construção de um RH estratégico, principalmente nos dias de hoje. Até porque, além da concorrência acirrada por clientes, as empresas também se tornaram grandes rivais na captação e retenção de talentos.

Encontrar colaboradores que combinem com a sua organização é um grande desafio. Mas, quando o processo seletivo é realizado de maneira estratégica, fica muito mais fácil trazer talentos, que realmente contribuam com o crescimento da sua empresa, e vice-versa.

Quer conhecer maneiras práticas de tornar o seu RH estratégico? Veja abaixo as cinco dicas que preparamos para você!

1. Mapeamento do perfil comportamental

Já se foi o tempo em que uma entrevista de emprego consistia em uma série de perguntas. Tanto sobre os conhecimentos técnicos e com sobre as experiências profissionais do candidato.

Cada vez mais, os gestores de RH estão avaliando também as características comportamentais de seus candidatos. Assim, é possível fazer contratações mais assertivas.

Para isso, é muito importante ter bem definido o perfil comportamental que a empresa procura para cada vaga. O que facilita para o recrutador, que já realiza o processo seletivo levando isso em consideração.

Desta forma, fica mais simples a contratação da pessoa ideal para cada cargo. Como resultado, aumenta a satisfação tanto do colaborador quanto de seus gestores. Além disso, esse processo forma equipes altamente sinérgicas.

2. Softwares e plataformas específicas para a área

A tecnologia trouxe uma série de vantagens em diversas áreas. No caso de um RH estratégico, isso não é diferente. A utilização de softwares e plataformas específicas para a gestão de talentos é essencial.

Assim, os gestores da área de RH podem otimizar tarefas e automatizar processos, reduzindo custos. Mas também conseguem acompanhar os indicadores dos colaboradores com mais facilidade, melhorando a produtividade.

Ler tambémDesafios e soluções para implementar o RH ágil em sua empresa

3. Recrutamento e seleção pelo Linkedin

O Linkedin já passou da época em que era apenas um depósito de vagas e currículo. Hoje, a ferramenta se mostra indispensável para o RH estratégico de empresas que desejam encontrar grandes talentos.

A rede social oferece diversos recursos para a divulgação de vagas e a realização de buscas pelo candidato ideal. Com as funcionalidades, os gestores de RH podem usar filtros específicos para escolher e comparar habilidades, por exemplo. Além disso, você consegue saber mais informações sobre um candidato em potencial, como os conteúdos que ele produz e/ou compartilha.

A rede também é um ótimo espaço para divulgar a sua empresa, fazer contatos, criar e compartilhar materiais. Assim como, é possível participar de comunidades e discussões relevantes para a organização.

4. Coleta de dados em sites de emprego

Os sites de emprego são plataformas muito úteis para a realização de um processo seletivo para admissão de funcionários. Existem vários disponíveis no mercado que oferecem recursos e planos para cada tipo de companhia e suas necessidades.

Contar com sites como esse pode ajudar bastante tanto na divulgação da vaga quanto na triagem de currículos. Com isso, o recrutador pode desempenhar um papel de RH estratégico. Afinal, ele consegue encontrar a pessoa com as habilidades, características e experiências mais compatíveis com a vaga. Tudo de maneira muito mais prática e eficiente.

Os dados coletados nos sites de emprego também ajudam o recrutador a traçar um perfil do tipo de candidato que a empresa está atraindo. Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas na captação de talentos.

5. Processo de admissão digital

Otimizar os processos é a principal forma de tornar o RH estratégico. Até porque, com menos tempo desperdiçado em tarefas excessivamente burocráticas, os profissionais de RH conseguem dar atenção a outras demandas do setor.

Portanto, digitalizar o processo de admissão é um fator que pode ajudar e muito a evoluir a sua área de RH. A Docly, por exemplo, oferece uma ferramenta completa para que o processo de admissão de sua empresa seja 100% digital.

De um lado, basta cadastrar a vaga, adicionar os documentos necessários, informar os benefícios e disponibilizar os termos e contrato da empresa. Do outro lado, o novo funcionário preenche seus dados, configura seus benefícios, aceita os termos e assina o contrato. Tudo digitalmente.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.