Login
DEMO

5 pilares estratégicos da gestão de pessoas

Você já deve ter ouvido falar que os colaboradores são o principal ativo da sua empresa. Por isso, a gestão de pessoas passou a ganhar mais importância na estrutura das organizações e, assim, ganhou status de função estratégica. Até porque uma gestão eficiente tende a melhorar a qualidade de vida dos funcionários, o desempenho da equipe e aumentar a lucratividade da empresa.

Além do mais, encontrar talentos de alto desempenho não se trata de uma tarefa fácil. Então, quando sua empresa conta com os profissionais certos para a realização de determinadas funções, é muito importante investir também na retenção desses profissionais e no crescimento deles. Dessa maneira, todos têm a ganhar!

Para ajudá-lo nesse processo, listamos 5 pilares da gestão de pessoas e dicas valiosas para colocá-los em prática. Confira!

1. Motivação

Sem motivação fica muito difícil um colaborador cumprir seu papel com excelência. Uma vez que ele estará sempre disposto a fazer apenas o básico, sem um verdadeiro engajamento.

Motivar os funcionários é uma responsabilidade do RH e de seus gestores. Para isso, uma gestão de pessoas efetiva deve trabalhar em alguns fatores, como:

  • Aplicação de feedbacks;
  • Reconhecimento;
  • Plano de carreira;
  • Clareza nas metas e objetivos;
  • Dentre outros.

Ler tambémComo a gestão comportamental reduz a rotatividade de funcionários

2. Comunicação

As falhas de comunicação costumam ser um grande problema dentro das organizações. Mas isso pode ser evitado incentivando uma comunicação mais clara, aberta e colaborativa, independentemente do nível hierárquico dos funcionários.

Para melhorar a comunicação em sua empresa, incentive os colaboradores a darem feedbacks e trocarem ideias entre si. Sempre preste atenção ao que eles têm a dizer e contribuir para a melhoria da companhia.

Também explore os canais de comunicação corporativos, como painéis, e-mails, fóruns, ou até um jornal interno. E aproveite para reforçar os comunicados importantes por meio deles, por exemplo.

3. Trabalho em equipe

A colaboração é fundamental dentro de um negócio. Afinal, todos estão ali para cumprir com o mesmo propósito. Ou seja, trabalhar para a empresa atingir suas metas e objetivos.

Quando todos se dão conta de que atuar em equipe é importante, o ambiente se torna muito mais harmonioso e o trabalho flui melhor.

Portanto, avalie o perfil comportamental de seus colaboradores na hora de criar times, incentive o diálogo e a cooperação. Uma equipe diversa e conectada entre si vai ajudar a melhorar a criatividade, trazendo novas ideias e possibilitando inovação para o seu negócio.

Na gestão de pessoas, também é importante exigir que todos se tratem com respeito. Vale ainda criar momentos de integração e descontração, como confraternizações, dinâmicas e happy hours.

4. Gestão de competências

processo seletivo começa com um bom mapeamento de competências. Para o setor de RH iniciar uma nova contratação, é importante ter bem definidas as características e necessidades de cada posição.

Na gestão de pessoas, deve-se avaliar as tarefas do cargo, o perfil comportamental e as habilidades procuradas para se ter um bom desempenho. Durante o processo, deixe claro quais serão as funções desempenhadas, além de outros detalhes da vaga, como salário e benefícios. Assim, as expectativas são alinhadas de ambos os lados.

Além disso, os gestores de RH são responsáveis por fazer a alocação correta do funcionário. Isso porque cada pessoa tem competências, habilidades e facilidade natural com certos tipos de tarefas. Então, é preciso encaminhar o profissional para a vaga adequada de acordo com seu perfil.

Vale lembrar que errar na alocação de um colaborador é muito dispendioso para a sua empresa. Já que se perde tempo de seleção, treinamento e efetividade no trabalho. Isso sem contar com a consequente insatisfação do colaborador e a falta de resultados para a companhia. O que gera perda de dinheiro e possível necessidade de contratar outra pessoa.

Ler tambémRH estratégico: uso de dados, transformação digital e os impactos no setor

5. Capacitação do colaborador

Uma forma muito efetiva de valorizar e motivar seu funcionário é por meio de qualificações. Quando a empresa investe no colaborador, oferecendo conhecimento, o seu engajamento tende a aumentar.

Analise quais são os pontos de melhoria de sua equipe e que tipo de conhecimento pode agregar mais aos funcionários. Então, ofereça cursos e treinamentos que possam trazer um melhor desempenho a todos.

Hora de colocar a gestão de pessoas em prática

Com os cinco pilares estratégicos, fica claro que a gestão de pessoas começa desde o processo admissional. Mas existem novas tecnologias que ajudam a otimizar essa operação. A Docly, por exemplo, é uma plataforma criada para diminuir a burocracia e facilitar essa que é uma das primeiras interações entre a empresa e o colaborador.

Com a Docly, é possível digitalizar o processo admissional e realizar tudo de forma 100% digital. O gestor faz o cadastro da vaga e adiciona os documentos necessários. Já o novo funcionário envia seus documentos, aceita os termos e assina o contrato com a assinatura digital, pelo aplicativo. Tudo muito ágil, rápido e prático!

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.