Login
DEMO

Inovação em RH: como otimizar a experiência do funcionário desde o processo admissional

A inovação em RH não é mais uma simples tendência, mas uma necessidade. Gestores que não investem na modernização de seus setores correm o risco de afetar toda a cadeia de trabalho. E isso não pode ocorrer, pois a concorrência está se aprimorando e o cliente perceberá quem está mais atualizado.

Em função desta busca por inovar, os líderes de gestão de pessoas se interessam, cada vez mais, pela digitalização de processos. Conforme a Gartner, 80% dos diretores de gestão de RH afirmam que é preciso investir em três ou mais novas tecnologias nos próximos dois anos. Porém, surgem algumas dúvidas: qual a melhor maneira de atualizar minha empresa? Como fazer isso desde o início do processo? De que maneira envolver os funcionários nessa empreitada?

São essas questões de inovação em RH que esclarecemos nos tópicos abaixo. Confira!

1. Entrevistas modernas

Para trazer modernização às rotinas de RH, o gestor deve pensar na construção da equipe. Desde a contratação de um novo trabalhador, a cultura inovadora já precisa estar presente. É contagiando o público interno que isso se multiplica e transpassa para além dos muros da organização.

Um ótimo exemplo disso é a marca de cervejas Heineken. Há anos eles se esforçam para atuar de forma moderna. Em 2013, o RH da empresa fez uma seleção diferenciada, propondo situações inusitadas aos entrevistados para testá-los em primeiros socorros, situações de estresse e de desconforto. Além disso, a Heineken criou uma forma divertida de obter um primeiro perfil dos candidatos: o Go Places.

2. Estrutura acolhedora

Partindo da admissão, outro ponto essencial na atualização da empresa é a estrutura. O espaço onde a equipe trabalha tem de ser apresentado ao novo funcionário e deve ser uma experiência encantadora. Isso porque, quando o ambiente de atuação é acolhedor, dificilmente a pessoa não se sentirá à vontade para dar seu melhor e interagir com os demais.

Digital labs da Vivo é uma inspiração para isso. No local, cada grupo de trabalho fica alocado em um espaço sem portas, estimulando a relação interpessoal e as trocas profissionais. Além disso, há estímulos de diversão e criatividade, como a competição entre os nomes das equipes e a existência de alguns lugares inusitados de trabalho, como áreas livres.

3. Ritmo inovador de trabalho

Também é importante para a inovação em RH que se deixe para trás as ideias preconcebidas de rotina. Isso não quer dizer que os funcionários não terão prazos e metas. No entanto, é estimulante que, eventualmente, ocorram atividades diferenciadas, instigando a curiosidade e o raciocínio de cada um. Assim, todo o processo se qualifica.

A Fiat é um case de sucesso no assunto. Segundo a revista Forbes, ela está entre as 10 empresas mais inovadoras do ano de 2017. Dentre suas ações de atualização, está a criação da divisão de pesquisa Future Insights. O mais interessante é que, a qualquer momento, o gestor dessa área pode convocar funcionários de setores diversos para trabalhar em uma nova ideia.

4. Ferramentas que proporcionam a inovação em RH

A tecnologia é uma das formas mais acertadas de se modernizar uma empresa. E pensando em fazer isso a partir da ponta do processo, já existem aplicativos e plataformas para otimizar as rotinas do RH. Dentre elas, a admissão, com toda a sua relevância por ser a porta de entrada para a construção do elo entre trabalhador e empresa.

Docly é uma dessas ferramentas que modificam a forma de pensar e fazer admissões. Além de viabilizar a contratação de forma rápida, segura e 100% digital, a ferramenta ainda torna seu RH mais eficiente e reduz custos com armazenagem de documentos. Para completar, ainda diminui os riscos trabalhistas por meio da assinatura digital de contratos.

Quer adicionar inovação em RH na sua empresa agora mesmo? Agende uma demonstração!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.