Login
DEMO

Como criar um time que dissemine a inovação em RH

Atualmente, possuir equipes inovadoras e engajadas é um grande diferencial para qualquer negócio. Os colaboradores dessas empresas conseguem atender melhor aos clientes, solucionar problemas com mais facilidade e aprimorar os serviços oferecidos por sua empresa, tudo isso com o objetivo de otimizar todos os processos e resultados. No entanto, você sabe como criar um time que dissemine inovação em RH? Investir em múltiplas ações de gestão é indispensável para que seja possível desenvolver uma equipe de RH inovadora.

3 ações de gestão para disseminar inovação em RH

Diversas companhias estão sendo ameaçadas por concorrentes que estão investindo em ações de gestão para disseminar inovação dentro de suas empresas, pois desta forma é possível serem rápidas e eficientes, adaptando-se melhor às necessidades do mercado e dos colaboradores.

Leia também: Inovação em RH: como otimizar a experiência do funcionário desde o processo admissional

Inovar dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário que os líderes de RH trabalhem duro para criar equipes criativas, nas quais a troca de ideias flua o tempo todo. Então, para iluminar um pouco seus horizontes, separamos três ações de gestão que podem colaborar com a inovação nos recursos humanos de sua empresa.

1. Criar propósitos inspiradores para a corporação

O propósito de sua empresa, primeiramente, deve ser grande e inspirador, e não ser limitado somente às estruturas físicas e os objetivos financeiros. Quando a empresa só tem em mente seus lucros e resultados, a desmotivação das equipes e falta de inovação no meio corporativo serão expressivas. Para piorar, esse cenário pode chegar a seus clientes.

Leia também: 5 erros de gestão que aumentam a rotatividade de funcionários

Para que propósitos promissores e eficientes sejam criados é necessário se pensar em quais grandes problemas sua empresa poderia ajudar. O que mudaria na sua cidade, estado, país ou até no mundo todo se sua empresa não existisse? Tente responder essa pergunta. A resposta pode surpreendê-lo!

2. Melhorar a comunicação no ambiente empresarial

Comunicação é um elemento vital para que todas as atividades dentro de uma corporação aconteçam da maneira correta e sem imprevistos. A boa comunicação é a chave para manter as equipes engajadas, comprometidas e, principalmente, alinhadas em tudo o que está acontecendo no interior da empresa.

Os responsáveis para que essa comunicação aconteça de maneira eficaz e motive a criatividade na solução de problemas são os líderes e gestores. Eles devem estar envolvidos com seus colaboradores e abrir espaço para ouvir a opinião deles. Ao ouvi-los, entendendo que cada pessoa age e trabalha de uma forma diferente, será possível motivá-los.

Também é possível fazer o uso de algumas ferramentas, como mural de recados, e-mail corporativo, redes sociais, entre outras. Tudo vai depender do perfil de seus colaboradores.

3. Estimular criatividade e inovação

Assim como o arroz está para o feijão, a criatividade está para a inovação. Construir um ambiente criativo é um passo essencial para melhorar o clima organizacional. Promova happy hours, cafés da manhã e reuniões de brainstorming.

Tente transformar o seu ambiente em um lugar leve e confortável, deixe de lado todas as formalidades comumente usadas em corporações arcaicas, esqueça o excesso de regras e confie no seu time.

Leia também: 3 barreiras da cultura organizacional que impedem a inovação em RH

As três ações de gestão que abordamos neste conteúdo colaboram para a inovação em RH. No entanto, para que haja tempo hábil para aplicá-las dentro da empresa, a área de recursos humanos precisará automatizar certos processos.

Como a Docly otimiza o processo admissional?

A Docly é uma ferramenta de RH que viabiliza a contratação de novas funcionários de forma rápida, prática e 100% digital, ou seja, nada de papel no processo admissional.

Com a ferramenta, a criação de vagas e acompanhamento de envio de documentos de admissão são simplificados – ou seja, o trabalho do RH fica mais ágil e eficiente. No lado do colaborador, tudo fica mais rápido e intuitivo. Em poucos minutos, ele preenche todas as informações, envia fotos via computador ou celular, além de assinar todos os contratos com assinatura digital.

Quer transformar seu RH de uma vez por todas, a começar pela admissão? Solicite uma demonstração grátis da Docly!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.