Login
DEMO

5 questões que devem ser feitas para a reinvenção do setor de RH

inovação em RH está cada vez mais presente no mercado. O que mostra infinitas possibilidades na gestão de pessoas e aproxima o setor das outras áreas das empresas. E, se a inovação e a tecnologia forem bem trabalhadas no RH, é possível conseguir ótimos resultados para o seu negócio.

De fato, o segmento está em processo de reinvenção. Por isso, as organizações que não acompanharem as novidades podem ficar para trás e perder grandes talentos para os concorrentes.

Abaixo, listamos cinco questões importantes que devem ser consideradas e, se possível, aplicadas de acordo com a realidade da sua empresa. Confira!

Leia também: Como a gestão de inovação pode revolucionar o setor de RH?

1. Como está a automação de processos?

A área de recursos humanos é conhecida por trabalhar com um grande volume de processos. Isso envolve muitos documentos e burocracia, além de ocupar grande parte do tempo dos gestores.

Portanto, a automação de processos é uma necessidade latente no segmento. Neste caso, alguns exemplos de inovação em RH são o sistema de registro de ponto, a digitalização de documentos e a gestão de documentos.

Então, para reinventar o setor e aprofundar a transformação digital na sua empresa, esta é uma importante questão a ser analisada.

2. Por que implementar o treinamento online dos colaboradores?

Oferecer treinamentos aos colaboradores é uma das práticas mais relevantes de gestão de pessoas. Afinal, a capacitação promove o desenvolvimento dos funcionários e melhora o desempenho da equipe. O que impacta positivamente os resultados da empresa.

Ter a possibilidade de fazer o treinamento por meio de ferramentas online é bastante vantajoso. Até porque usar o digital reduz os custos e se torna um incentivo extra para os gestores investirem em capacitação.

Por isso, o treinamento online é um aspecto a ser pensado na hora de adotar a inovação em RH.

Leia tambémInovação em RH: como otimizar a experiência do funcionário desde o processo admissional

3. Por que investir em tecnologias e inovação em RH?

As novas tecnologias propiciam a criação de um ambiente mais dinâmico e colaborativo. O que agiliza as atividades no RH e aumenta a motivação e a satisfação dos funcionários do setor.

Tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, análise de dados, dentre outras, já podem ser aplicadas na área. Isso mostra que a empresa também se preocupa em trazer as inovações para o público interno.

Os benefícios da introdução de recursos tecnológicos são tantos que vale a pena começar o quanto antes. Só é necessário estudar qual inovação em RH vai se adaptar melhor às suas necessidades.

Leia também7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital

4. O RH da sua empresa é estratégico?

Hoje em dia, os profissionais de RH já não são mais vistos como a equipe do departamento de pessoal, que executa tarefas burocráticas e mecânicas.

Os gestores de RH assumem, atualmente, uma postura de mentores e líderes. Dessa forma, atuam em ações estratégicas para o desenvolvimento de pessoas, novos líderes e para o crescimento organizacional como um todo.

Para tornar o segmento mais estratégico, é fundamental otimizar tarefas. Assim, tanto colaboradores quanto gestores poderão se dedicar a:

– Análise de dados de desempenho;
– Mapeamento de perfil comportamental;
– Contratações mais assertivas;
– Melhora do relacionamento interpessoal;
–  Construção da cultura organizacional.

5. Como otimizar o processo de admissão?

Uma das principais aplicações de inovação em RH é a introdução do processo de admissão digital nas empresas. Com o uso de ferramentas como a Docly, é possível digitalizar 100% do processo.

Docly é uma plataforma que facilita o processo admissional e permite sua realização via web ou dispositivos móveis. Basta o gestor passar o contrato e demais termos para o colaborador. Do outro lado, o novo funcionário envia os documentos e faz a assinatura digital.

Tudo isso em um ambiente digital seguro e criptografado, garantindo a veracidade e confidencialidade das informações trocadas.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como digitalizar o processo de admissão na sua empresa? Acesse o nosso site agora e solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.