Login
DEMO

3 importantes tendências em tecnologia para gestão de recursos humanos

A tecnologia tem impactado diversas áreas do mercado com melhorias significativas no planejamento e execução de tarefas de forma a aumentar a eficiência dos processos e a produtividade. Nesse cenário, um dos setores que tem passado por mudanças é o de gestão de recursos humanos.

A área de RH já tem passado por transformações significativas há algumas décadas, com mudanças em estratégias, ferramentas e metodologias, tornando-a mais dinâmica e completa para realizar a gestão de pessoas.

Além dessas tendências, a tecnologia também impactou o setor, trazendo novos recursos e soluções que podem ser adotadas com o objetivo de aumentar a eficiência da área. A seguir apresentamos três tendências da gestão de recursos humanos que devem ser conhecidas e avaliadas pelos gestores.

1. Big Data para otimizar a gestão de recursos humanos

O big data está afetando quase todas as áreas conhecidas, pois proporcionou uma grande revolução em como os dados são processados e os resultados que podem ser obtidos após uma análise usando recursos como aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial.

Essa tecnologia permite capturar, armazenar e analisar uma grande quantidade de dados que podem ser estruturados (números, relatórios, textos etc.) e não-estruturados (áudios, imagens, transações financeiras e outros). Após coletados e corretamente analisados, são geradas informações inéditas que podem ser usadas pela equipe de RH.

O mais importante do uso do big data na área de recursos humanos não se refere a quantidade de dados que será coletada, mas sim a qualidade das informações que serão geradas e como elas serão aplicadas no cotidiano da empresa para melhorar o cotidiano do negócio.

2. Integração de sistemas empresariais

Mais um recurso possível por meio das novas tecnologias é a integração de sistemas empresariais que fazem com todos os departamentos da empresa trabalhem com a mesma ferramenta, normalmente um ERP (Sistema de Gestão Empresarial).

Esse sistema permite a padronização dos processos e fluxos de trabalho realizados em toda a empresa, o que facilita que a equipe de RH esteja atenta a problemas relacionados aos colaboradores, produtividade e comunicação interna.

Outro benefício gerado por essa solução é que ela permite que os processos desenvolvidos estejam de acordo com a cultura organizacional e valores da empresa, permitindo que haja uma linguagem única nos diferentes departamentos.

Conhecer e acompanhar quais são as novidades no mundo empresarial é fundamental em todos os setores. Na área de gestão de recursos humanos essas novidades tendem a contribuir com a produtividade da equipe, eficiência dos processos e manutenção de uma cultura organizacional positiva.

3. Ferramenta de admissão de funcionários

Uma das funções do RH que gera muitos problemas na equipe refere-se ao processo de contratação de novos colaboradores. Devido ser uma questão sensível e da qual depende a solidez e crescimento da empresa, a admissão deve ser tratada com bastante seriedade e apropriar-se de novos recursos que permitam simplificar e otimizar o processo.

Uma das formas de obter essa melhoria na admissão é por meio de uma ferramenta de contratação de novos funcionários. Ao escolher uma solução intuitiva, moderna e segura, a empresa garante que terá mais facilidade em divulgar as vagas abertas e que apenas profissionais capacitados vão inscrever-se.

Como resultado há mais facilidade tanto para a equipe de RH responsável pela contratação como para o novo colaborador. Outro benefício refere-se ao aumento de produtividade da área e padronização do processo de contratação, que é um importante atributo para a transparência da empresa.

Conheça mais sobre a ferramenta de admissão de colaboradores da Docly e saiba os benefícios que a opção pode gerar para sua empresa.

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.