Login
DEMO

Como criar uma gestão de processos sustentável no seu RH

Como sua empresa tem tratado as questões ambientais? Além de ser um tema importante para a sociedade como um todo, ter uma cultura que preze pela sustentabilidade pode ser vista como um diferencial competitivo. No entanto, é necessário o engajamento de todos para uma gestão de processos sustentável.

Para dar o ponta a pé inicial em ações em prol da sustentabilidade, é importante saber que o setor de RH tem importância fundamental na implantação dessa cultura organizacional e na gestão de processos. Uma vez que os diretores, gestores e demais colaboradores devem assumir algumas mudanças de hábitos.

Basicamente os projetos sustentáveis estão apoiados no seguinte tripé: equilíbrio ambiental, equidade social e eficiência econômica. Sendo assim, podemos afirmar que o desenvolvimento sustentável dentro da corporação se resume em fazer o uso racional dos recursos produtivos e calcular seus impactos, seja por obrigatoriedade ou visando longo prazo.

Isto não significa, porém, que o desenvolvimento sustentável abrange somente o que estiver ligado à ações sociais assistencialistas e filantrópicas, não se limita somente a cumprir com as obrigações legais e normativas.

Inserindo uma gestão de processos sustentável em seu RH

Agora que você já está ciente da importância e da necessidade de ter uma gestão de processos dentro de sua empresa, vamos então ao que interessa: como criar uma gestão de processos sustentável no seu RH.

Dentro de qualquer corporação, esta mudança de pensamento e comportamento se inicia no momento de organizar suas equipes que serão encarregadas de cada iniciativa, pois, existem tarefas de todos os tipos que estão envolvidas nos projetos.

Defina quais serão o membros de sua equipe que serão responsáveis por: mapeamento de necessidades, comunicações, aquisições, controle de custos, avaliação de riscos, cronograma etc.

É vital que um gerenciamento de integração seja criado também, para que todas essas funções delegadas aconteçam de forma equilibrada e efetiva. Reveja todos os processos de cada um desses grupos e analise o que pode ser removido ou adicionado. Por exemplo, você pode começar a optar por adquirir somente papéis recicláveis de produtores locais certificados ou produzi-los com os recursos disponíveis no interior da empresa. Você pode também substituir viagens que antes eram necessárias por vídeo conferências.

Estar sempre atualizado é essencial para estimular e assimilar essa nova forma de pensar e agir dentro da corporação, estudar e proporcionar cursos e workshops relacionados aos projetos de sua empresa para seus colaboradores é fator crítico para que essa implantação dê certo. Não precisa nem mencionar que os gestores e líderes também precisam estar engajados com essa postura sustentável.

Uma outra forma muito interessante para gerir de maneira sustentável é o uso da assinatura digital, que possibilita a criação de documentos nato digitais, economizando tempo e dinheiro com criação de documentos, gestão e armazenamento de papel, muitas vezes possibilitando um ambiente paperless.

É importante ressaltar que a assinatura digital e os documentos nato digitais possuem validade jurídica, podendo ganhar muito tempo com a redução da carga horária gasta na admissão de novos colaboradores.

Algumas ferramentas auxiliam o setor de recursos humanos nessas tarefas, como é o caso da Docly – uma plataforma que viabiliza o processo de admissão 100% digital, economizando tempo, dinheiro e, principalmente, papel. Quer saber mais sobre como funciona: acesse agora mesmo nosso site!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.