Login
DEMO

Gestão de pessoas: 5 passos para receber bem novos funcionários

A contratação de novos funcionários é sempre um desafio para a área de RH, considerando tanto a divulgação da vaga como também a recepção dos colaboradores. Dessa forma, é essencial desenvolver a gestão de pessoas com foco nesses processos.

A recepção de novos profissionais é determinante na capacidade da empresa reter talentos e também reduzir a rotatividade de colaboradores, problema que causa redução dos lucros e dificuldades na gestão de pessoas.

A seguir, confira cinco dicas de como realizar a gestão de novos funcionários e melhorar a recepção desses profissionais.

1. Comunique a vaga corretamente

A primeira dica para garantir que os novos funcionários sejam recebidos adequadamente é certificar-se que todos os benefícios foram informados de maneira correta, evitando que haja incongruências quanto às características da vaga.

Uma forma de tornar a admissão mais prática e ágil é contar com uma ferramenta de gestão de RH, que possibilita a inserção das informações sobre a vaga de maneira 100% digital.

2. Faça uma gestão de pessoas com planejamento de atividades

Quando um novo funcionário chega à equipe é essencial que a área de gestão de pessoas, conjuntamente com o coordenador da área, faça um planejamento das atividades que serão desenvolvidas e como será o treinamento para que esse profissional fique apto para desenvolvê-las.

Leia também:  7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital

Todas as tarefas devem ser especificadas em um manual de recepção do novo funcionário e deve-se esclarecer quem vai supervisionar e acompanhar essas atividades. É indicado ainda que seja apresentado o modelo de avaliação do profissional, metas e objetivos visando tornar mais claro para ele essas questões.

3. Selecione uma equipe para mostrar a empresa

Chegar em um novo ambiente e não conhecer ninguém é sempre desafiador. Nesse contexto, a empresa deve preparar-se para que a recepção dos novatos seja sempre acolhedora. Pensando isso, o ideal é eleger uma equipe responsável por apresentar a empresa ao novo colaborador.

Uma dica é que essa equipe seja composta por um profissional de cada departamento e um representante da área de gestão de pessoas, com o objetivo de explicar todos os setores do negócio e permitir que o profissional conheça todo o funcionamento da empresa.

4. Envolva a liderança no processo de boas-vindas

O envolvimento das lideranças no processo de boas-vindas deve ser planejado pelo setor de RH, com o intuito de motivar o novo colaborador e permitir que ele saiba a quem se dirigir em cada departamento.

Leia também: 5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

Essa etapa é bastante importante para que haja entrosamento entre os profissionais, motivando o trabalho colaborativo, a retenção de talentos e metas de crescimento profissional para o novo funcionário.

5. Disponibilize todos os acessos do novo funcionário

Quando um novo colaborador chega à empresa, a demora na liberação de acessos pode fazer com que ele fique desmotivado e ocioso, o que torna essencial que esse profissional já seja recepcionado com os equipamentos e acessos necessários para o desenvolvimento da função.

É importante que o e-mail de trabalho já esteja em funcionamento, assim como haja um computador para trabalho e outros dispositivos que podem ser necessários para a função.

Como a Docly facilita a recepção de novos funcionários?

Como já dissemos, uma ferramenta de gestão de RH focada no processo de admissão, como a Docly, torna a admissão mais prática e ágil, pois possibilita a inserção das informações sobre a vaga de maneira segura e 100% digital.

O novo colaborador participa de todo o processo admissional de forma fácil, simples e intuitiva. Em poucos minutos, ele preenche todas as informações e envia fotos por meio da nossa ferramenta. Sem contar que ele conta com o auxílio do nosso suporte via chat sempre que precisar!

Veja como funciona:
01 – O colaborador preenche o perfil dele;
02 – Configura os benefícios que deseja;
03 – Aceita os termos e políticas da empresa;
04 – Assina o contrato!

Com a  Docly, sua empresa garante uma contratação mais transparente e ágil, além de envolver o novo colaborador desde a seleção. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.