Login
DEMO

Gestão de pessoas: como evitar problemas comportamentais no trabalho

Problemas comportamentais no trabalho são mais comuns do que imaginamos e, em muitos casos, não recebem a devida atenção do RH. Não basta apenas impor as normas e regras de conduta ao colaborador, a gestão de pessoas deve gerenciar os perfis de colaboradores de forma estratégica e paciente, a fim de evitar a perda de talentos por ruídos na comunicação.

De acordo com um estudo da Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. No entanto, esses números podem ser reduzidos com estratégias simples de gestão de pessoas e retenção de talentos, que favorecem a melhora do clima organizacional.

5 dicas para reduzir a rotatividade de funcionários com uma gestão de pessoas assertiva

Não há dúvidas de que o crescimento de qualquer organização depende do investimento em capital humano. Colaboradores motivados e satisfeitos são essenciais para impulsionar um negócio, independente do segmento.

Por outro lado, colaboradores insatisfeitos e desmotivados podem impactar negativamente a imagem da organização, além de interferir no desempenho de toda a equipe.

A boa notícia é que é possível reverter a situação, reduzir o turnover e prevenir problemas comportamentais com algumas estratégias simples de gestão de pessoas:

1. Estimular o desenvolvimento de novas habilidades

A falta de desafios e perspectivas no ambiente corporativo é uma das principais razões que fazem bons talentos buscarem novas oportunidades.

Leia também: 4 dicas para iniciar a transformação digital do RH da sua empresa

Um RH estratégico deve investir em gestão de pessoas, estimulando os colaboradores a desenvolverem novas habilidades e aprimorar as já existentes.

2. Investir em plano de carreira

Outro motivo para a desmotivação no trabalho é ficar estagnado em uma mesma função por muito tempo, sem chances de crescimento profissional. Sua empresa possui uma política de plano de carreira? Se a resposta for não, chegou a hora de reconsiderar essa ação. É possível se surpreender com o potencial de alguns colaboradores quando são estimulados a avançar em suas carreiras.

3. Garantir o debate de ideias

A gestão de pessoas deve priorizar uma comunicação transparente e acessível. É preciso mostrar ao colaborador que a organização se importa com o que ele pensa e deixar as portas abertas para o diálogo. Dar autonomia e espaço para o debate de ideias é essencial para a retenção de talentos.

4. Promover a saúde

produtividade no trabalho está diretamente relacionada à saúde física e mental. Um dos papéis da gestão de pessoas é proporcionar um ambiente de trabalho saudável, estimulando bons hábitos. Uma boa alternativa é criar ações que estimulem a qualidade de vida no trabalho, como salas de descompressão e ginástica laboral.

5. Equilibrar a rotina de trabalho com a vida pessoal

O equilíbrio é o segredo para alcançar a satisfação profissional. Entre as ações que costumam funcionar em curso prazo, destacamos o aumento da flexibilidade de horários e a implementação do formato home office em casos específicos. Dessa forma, os funcionários terão mais tempo para descansar, praticar atividades físicas, curtir momentos de lazer e desestressar.

Docly: ferramenta de RH que otimiza a gestão de pessoas

A gestão de pessoas deve ser uma prioridade nas empresas, tendo em vista a alta competitividade do mercado por mão de obra qualificada. No entanto, a rotina burocrática que integra a gestão de RH, como os processos de admissão e demissão, dificultam as ações estratégicas para a atração e retenção de talentos.

A boa notícia é que é possível automatizar esses processos burocráticos investindo em ferramentas inovadoras para o setor de RH, que possibilitam uma gestão de pessoas focada nas demandas diretamente relacionadas aos resultados da organização.

Docly é uma tecnologia que viabiliza o processo admissional de forma rápida, segura e 100% digital, pensada especialmente para empresas com alta rotatividade de colaboradores e que estão em busca de inovação.

Para saber mais, acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.