Login
DEMO

Como tornar sua empresa um ambiente de desenvolvimento

A alta rotatividade de funcionários é um dos principais desafios na gestão de pessoas dentro das empresas. Criar estratégias para aumentar a satisfação e a retenção dos colaboradores é muito importante. Até porque o turnover é bastante prejudicial para a sua organização.

Os principais problemas dos negócios que sofrem com a alta rotatividade são por exemplo:

  • Perda de talentos para a concorrência;
  • Elevado custo com rescisões e novas contratações;
  • Falta de competitividade no mercado.

Por isso, é fundamental diminuir a rotatividade. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos falar sobre a gestão de pessoas como ferramenta para ajudar na retenção de talentos.

Entre as estratégias possíveis de implementar, saiba como tornar sua empresa um ambiente de desenvolvimento. Confira dicas práticas!

  • Alinhe a cultura da organização

Ter a cultura organizacional bem definida e alinhada é o primeiro passo para reter e atrair colaboradores que se identifiquem com a sua empresa. Assim, será possível ter funcionários realmente dispostos a trabalhar pelo mesmo objetivo.

Por isso, defina ou reafirme a missão, visão e valores de sua empresa. Além disso, garanta que eles estejam presentes no dia a dia da companhia.

  • Conheça e analise os perfis dos funcionários

Antes de contratar novos funcionários, trace o perfil desejado de acordo com o cargo e as atividades propostas. Leve também em consideração outros fatores como o perfil do líder e do restante do time. Isso vai ajudar a criar equipes cada vez mais sinérgicas e com profissionais que se complementam.

Se não for contratar, reserve um tempinho para conhecer e analisar os perfis de seus colaboradores atuais. Com isso, é possível avaliar se ajustes precisam ser feitos nos times.

Leia tambémComo reter funcionários nos 3 primeiros meses de trabalho

  • Escute o que os colaboradores têm a dizer

É fundamental se mostrar disposto a ouvir o que os funcionários têm a dizer. Sejam críticas, elogios ou até mesmo ideias inovadoras. Isso faz com que eles se sintam parte da empresa.

Para isso, disponibilize vários canais de comunicação e incentive também a comunicação entre as equipes. Ótimas ideias e melhorias nos processos podem surgir dessas interações.

  • Invista em treinamentos

Uma forma de valorizar os funcionários e fomentar o ambiente de desenvolvimento é investir em treinamentos. Essa prática também ajuda a unir a equipe e motivar os colaboradores a desempenharem seus papéis com excelência.

Faça uma pesquisa e observe os principais pontos de melhoria de seus funcionários. Então, busque treinamentos que possam desenvolver esses pontos. A capacitação fornece crescimento pessoal e profissional para os funcionários, assim como contribui para o desenvolvimento da empresa.

  • Valorize os líderes

Algumas empresas até tem ótimas ações para o desenvolvimento de equipes. No entanto, acabam sobrecarregando os líderes e gestores.

Por isso, valorizar e reconhecer o desempenho dos líderes também é importante na gestão de pessoas. Dessa maneira, as lideranças ficam motivadas para continuar atingindo as metas e incentivando a equipe.

Leia tambémComo a gestão comportamental reduz a rotatividade de funcionários

  • Ofereça planos de carreira

Ter cargos bem definidos e que possibilitem o crescimento dos colaboradores é essencial para construir um ambiente de desenvolvimento. Afinal, se não tiver para onde crescer, o que motivará o funcionário a dar o seu melhor?

Para isso, converse com os membros da equipe, entenda os anseios e objetivos de cada um, além de suas habilidades e perfis comportamentais. Após esta análise, ajude-os a traçar um plano de carreira dentro da empresa.

Essas estratégias de gestão de pessoas serão uma ótima forma de evitar a rotatividade e reter os talentos nas empresas.

Como a Docly pode ajudar na gestão de pessoas?

Para ajudar as organizações com alto índice de rotatividade, os gestores podem contar com ferramentas tecnológicas. A Docly, por exemplo, é um software que traz a cultura digital para o seu negócio, desde o momento da contratação de novos funcionários, tornando o processo de admissão muito mais ágil e menos burocrático.

Por meio de uma plataforma 100% digital, sua empresa envia e recebe os documentos e termos admissionais. Enquanto o novo colaborador preenche e assina esses papéis digitalmente.

Tudo isso gera mais facilidade para o funcionário e para os gestores de RH, que ganham mais tempo para se dedicar à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de seus colaboradores.

Quer testar a Docly na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.