Login
DEMO

Como a gestão de inovação pode revolucionar o setor de RH?

O setor de recursos humanos vai muito além de processo de admissão repleto de papelada e demissão de funcionários. Hoje, o RH é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Diante desse cenário, o departamento também deve contar uma com uma gestão de inovação.

Ao investir em inovação para o setor de RH, garante-se uma série de melhorias gerenciais e organizacionais na empresa. Conheça algumas delas a seguir.

Quais os benefícios da gestão de inovação no RH?

Todos os setores devem ter planos de gestão focados na inovação e na área de recursos humanos. Os benefícios contribuem significativamente para as possibilidades de crescimento da empresa como um todo.

Mapeamento de oportunidades

Uma das possibilidades da gestão de inovação no RH é realizar o mapeamento de oportunidades e ameaças, utilizando ferramentas mais modernas com a ajuda de big data e análise de dados, por exemplo.

Leia também: 5 motivos para investir em tecnologia em gestão de recursos humanos

Com esse tipo de ação, esse departamento pode conhecer melhor as tendências de mercado e avaliar como elas podem contribuir para o crescimento da empresa, incorporando as mais vantajosas.

Competitividade

A inovação também permite um mapeamento mais detalhado e rigoroso da concorrência, garantindo que ameaças à gestão e aos produtos sejam conhecidas com antecedência e medidas de contingência possam ser desenvolvidas.

Além de conhecer os concorrentes, novos recursos permitem que a melhor organização interna também impacte a competitividade, contribuindo com a otimização do processo de admissão de colaboradores e retenção de talentos, por exemplo.

Relacionamento

Uma empresa deve sempre prezar pelo relacionamento com o cliente, que no caso do RH trata-se dos próprios colaboradores e gestores, de forma que as soluções da área devem ser desenvolvidas pensando nesse público.

Ao adotar a inovação, é possível melhorar o relacionamento e a experiência dos próprios colaboradores, o que se reflete em um clima organizacional mais saudável e produtivo.

As soluções desenvolvidas ajudam no desempenho das diversas áreas da empresa, tornando-as mais produtivas por valorizar ações que agreguem aos profissionais, como cursos de capacitação, home office, flexibilidade, atividades motivacionais e outras.

Otimização

A otimização de processos é uma demanda fundamental de todas as áreas de uma empresa, pois apenas com a melhora constante será possível manter um elevado nível de satisfação entre os colaboradores, reduzir custos operacionais e manter-se competitivo.

Um departamento de RH com foco em inovação preza pelo desenvolvimento de soluções mais criativas e eficazes, de forma que os processos possam ser aprimorados e gerar melhores resultados ao evitar gargalos operacionais, retrabalho ou desvio de função.

Leia também: 4 dicas para iniciar a transformação digital do RH da sua empresa

Para que a otimização seja possível, os colaboradores têm de estar inseridos em uma cultura organizacionalque preze pela inovação e também que ofereça recursos e tempo para a criação e novas propostas.

Automação

A inovação anda lado a lado com a automação. Novos recursos e ferramentas permitem que diversos processos sejam automatizados nas empresas, melhorando a eficiência e a produtividade das equipes.

Na área de RH, por exemplo, uma ferramenta de automação da admissão de colaboradores faz com que esse complexo processo seja simplificado, reduzindo o tempo de gestão de papéis, digitação de documentos e até mesmo permitindo a assinatura digital do contrato.

Estar atento às novidades e implementar a gestão de inovação no setor de RH é fundamental para que esse departamento possa ser mais produtivo e eficiente, melhorando o desempenho de todo o negócio.

Quer saber mais como realizar a transformação digital do seu RH? Acesse nosso site e entre em contato.

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.