Login
DEMO

3 erros na gestão de documentos no RH

gestão de documentos, muitas vezes, é negligenciada dentro das organizações. Mas se trata de uma atividade importante no setor de RH para aumentar a eficiência dos processos, garantir o cumprimento de prazos e a segurança das informações guardadas.

Quando falamos em gestão de documentos, alguns erros ainda são cometidos com frequência. A princípio, as falhas podem não parecer tão graves. Porém, podem acarretar prejuízos para a empresa, inclusive por questões jurídicas.

Para ajudá-lo a evitar esses deslizes e melhorar a gestão de documentos em sua empresa, listamos os três principais erros. Assim como explicamos o porquê dessas falhas serem tão perigosas. Confira!

Erro número 1. Não ter cópias digitais dos documentos

Arquivar documentos digitalmente é uma forma de garantir a segurança desses dados. Visto que documentos impressos sofrem diversos riscos como perda, roubo, extravio, além da ação do tempo, que pode danificá-los.

Portanto, mesmo que alguns documentos ainda precisem ser arquivados fisicamente, a digitalização também deve ser feita. O que facilita a operação da sua área de Recursos Humanos e proporciona uma gestão de documentos digitais eficiente.

Além disso, os documentos armazenados na nuvem podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer local. E também podem ser buscados com muito mais agilidade, otimizando o tempo da sua equipe.

Erro número 2. Não ter um sistema de organização dos documentos

O sistema de organização de documentos não se refere a um sistema virtual, mas sim uma metodologia de organização. Logo, a implementação de um método vai depender do setor de RH da sua empresa.

É possível organizar os documentos por categoria, ordem alfabética, número de contrato, ano de emissão, etc. Enfim, o que importa é estabelecer um método de organização padronizado.

Assim, todos os funcionários que precisem guardar e acessar esses arquivos poderão encontrá-los com facilidade. E isso vale tanto para os documentos físicos quanto digitais.

Ler tambémInovação em RH: 3 maneiras de tornar o setor mais tecnológico

Erro número 3. Não proteger documentos confidenciais

A segurança da informação é um assunto sério. Por isso, controlar o acesso a documentos físicos ou digitais é essencial para proteger informações confidenciais e sigilosas. Por exemplo: os dados de seus funcionários e clientes, transações comerciais, dentre outras.

No ambiente físico, essa segurança pode ser garantida com o uso de chaves e cofres. Por outro lado, no ambiente digital, tudo fica mais protegido. Isso porque o uso de ferramentas conta com sistemas criptografados, permitindo o acesso somente por meio de credenciais e senhas.

Como a Docly pode ajudá-lo na gestão de documentos

A transformação digital está revolucionando o setor de RH e a automatização de processos traz diversas vantagens para a sua operação

  • Otimização de tempo e tarefas;
  • Sustentabilidade por diminuir o uso de papel;
  • Trabalho mais estratégico do RH;
  • Maior proximidade com as demais áreas.

Docly é uma das ferramentas que fazem parte do RH Digital, possibilitando a realização de processos de admissão 100% digitais. Ou seja, sem que nenhum papel seja criado. Uma vez que é possível fazer todos os processos, inclusive a assinatura, de maneira digital por meio da plataforma.

Uma das principais vantagens da Docly é que a gestão de documentos se torna muito mais simples. Já que o processo é feito digitalmente, inclusive a assinatura do contrato do colaborador, e todos os documentos gerados são nato-digitais. Com isso, tudo pode ser encontrado facilmente com a ferramenta de busca da plataforma.

Além disso, a Docly permite a contratação de maneira rápida, prática e totalmente via web. Desta forma, o acesso às informações da contratação e o processo em si se tornam muito mais fáceis e seguros para ambas as partes.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo de admissão digital em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.