Login
DEMO

Como a gestão comportamental reduz a rotatividade de funcionários

Um dos grandes desafios do departamento de Recursos Humanos é atrair e reter seus talentos, proporcionando um ambiente favorável para o seu desenvolvimento pleno dos profissionais. Tendo isso em mente, cada vez mais a aplicação do modelo de gestão comportamental tem se destacado.

Ao adotar as ferramentas desse novo modelo, o setor de desenvolvimento humano consegue diminuir as taxas de rotatividade de funcionários, aumentar a qualidade de vida e produtividade na empresa.

Continue a leitura deste artigo e saiba o que é, qual sua importância e como aplicar a gestão comportamental em sua empresa, a fim de valorizar o capital humano e reduzir o turnover.

O que é gestão comportamental?

Diferente dos outros tipos de gestão, que focam mais em soluções administrativas, a gestão comportamental busca entender o comportamento das pessoas. Sua teoria é baseada em estudos sobre a motivação e o enfoque individual, principalmente estudos construídos por pesquisadores como Maslow e Herzberg.

Por isso, está completamente ligado à psicologia e deve ser o centro da estratégia de gerenciamento de gestão de pessoas.

Por que aplicar a gestão comportamental?

Por meio da gestão comportamental, o departamento de recursos humanos pode identificar com mais facilidade os pontos fortes de seus colaboradores e ajudar a desenvolvê-los. Com isso, ganha-se em produtividade, aumento do bem-estar e, consequentemente, diminuição do turnover.

Leia também: 4 ações que ajudam a reduzir a rotatividade de funcionários no varejo

Ao gerenciar uma equipe por meio do comportamento fica mais fácil identificar o perfil de desempenho de cada colaborador do time, diferenciando o que tem valor ou não para eles. Ou seja, estruturar um plano de carreira e desenvolvimento corporativo fica muito mais fácil, pois a estratégia será baseada no que melhor se encaixa ao que cada colaborador espera a partir das competências comportamentais.

Os pontos fortes de cada colaborador são valorizados, incentivando-os a buscar o nível mais alto. Por fim, a taxa de desligamento da empresa cai drasticamente e você torna o ambiente de trabalho muito mais saudável e amigável para todos. Entre os benefícios da gestão comportamental, destacam-se os ganhos em produtividade e lucratividade, ao mesmo tempo em que se fortalece a cultura da empresa.

Como o processo de admissão é impactado pela gestão comportamental?

Ao implementar a gestão comportamental, não é só o operacional que muda a fim de reter talentos. A atração seleção desse capital humano também passa por reformulações, com o objetivo de atender às boas práticas desse novo modelo de gestão.

Nessa etapa, a tecnologia também é um investimento importante para otimizar o trabalho do RH, como é o caso da Docly – ferramenta que permite a admissão de funcionários de forma 100% digital.

Com essa ferramenta, o RH realiza todo o processo de admissão de forma segura, rápida e 100% digital, enquanto o colaborador preenche todas as informações, envia fotos dos documentos e assina o contrato digitalmente, o qual garantimos a validade jurídica. Tudo isso com o auxílio do nosso suporte via chat sempre que precisar.

Leia também: 7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.