Login
DEMO

Disruptura digital no RH: 5 tendências que vão transformar a área

Quando falamos em RH nos dias de hoje, não nos referimos mais àquele setor dentro das empresas que cumpre apenas tarefas administrativas e burocráticas. Mas agora se trata de uma área com grande potencial para transformar equipes e processos. Neste cenário, a disruptura digital aumenta ainda mais esse poder.

O setor de Recursos Humanos está cada vez mais voltado, de fato, às pessoas. Com isso, a área trabalha para oferecer um melhor clima organizacional, crescimento profissional e desenvolvimento de um propósito. O que reflete em resultados mais positivos.

Assim, investir em novas tecnologias é uma necessidade para as empresas que desejam acompanhar as mudanças no mercado.

Para orientá-lo nisso, neste texto, vamos interpretar e contextualizar as cinco tendências da disruptura digital. São pontos que prometem transformar a área de recursos humanos, de acordo com a previsão da Accenture Institute of High Performance. Confira!

1. Dados e integração serão soberanos

Com a disruptura digital, diversas tecnologias são capazes de trazer aos gestores dados e informações que antes eles não tinham acesso.

O cruzamento desses dados, feito de forma analítica, com a sensibilidade na interpretação deles por parte dos gestores, proporciona uma tomada de decisões mais assertiva. Portanto, os dados serão cada vez mais indispensáveis na gestão de pessoas.

2. O digital dará poder e capacidade de gerenciamento às pessoas

Com as facilidades oferecidas pelo ambiente digital, os profissionais de RH passarão a trabalhar em tarefas estratégicas. Isso porque conseguirão automatizar as atividades operacionais.

Além disso, o digital dá a possibilidade de cada líder de equipe trabalhar na gestão de pessoas de seu time. O que vai ajudar a descentralizar o RH e também trazê-lo para perto das demais áreas da empresa.

Ler tambémRH estratégico: uso de dados, transformação digital e os impactos no setor

3. Aplicativos para gerenciar perfis

Os aplicativos para gerenciar perfis também são uma grande tendência da disruptura digital no setor de RH. O Linkedin é um exemplo, em que tanto os candidatos quanto as empresas podem divulgar a sua marca e posicioná-la no mercado.

4. O digital irá permitir a gestão personalizada de talentos

Já existem vários softwares para a gestão de talentos. Eles abrangem desde o processo seletivo, até a gestão do dia a dia dos colaboradores.

Com as plataformas de gestão de talentos, é possível:

– acompanhar o desempenho dos colaboradores;

– identificar habilidades e competências;

– fazer autoavaliações e demais funções que auxiliam no remanejamento dos funcionários.

5. Cloud computing irá permitir maior flexibilidade e agilidade de gestão

A facilidade de acessar dados e informações, a qualquer hora e em qualquer lugar, permite grande flexibilidade e agilidade nos processos. Trata-se de mais um passo na disruptura digital.

Além disso, o armazenamento digital e ilimitado, proporcionado pela nuvem, também diminui os materiais físicos. Antes, eles ocupavam muito espaço nos escritórios. E, agora, a digitalização de documentos agiliza a busca por informações importantes do RH e demais áreas.

Ler também: Inovação em RH: 3 maneiras de tornar o setor mais tecnológico

Qual é o papel da Docly na disruptura digital?

Docly é uma plataforma criada para facilitar o dia a dia do RH das empresas, proporcionando um processo de admissão 100% digital. O que diminui a burocracia e agiliza todo esse processo.

O seu uso é simples e rápido. Com o sistema, o gestor responsável pela vaga adiciona todas as informações e documentos importantes. Depois, envia para o novo colaborador aceitar os termos e dar a sua assinatura digital no contrato.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como digitalizamos o processo de admissão em sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.