Login
DEMO

3 barreiras da cultura organizacional que impedem a inovação em RH

Em plena Era Digital, a inovação é o que vai diferenciar sua empresa da concorrência e proporcionar vantagem competitiva. No entanto, algumas empresas ainda encontram obstáculos para otimizar os processos que, em muitos casos, existem devido à cultura organizacional.

Não há dúvidas de que os gestores entendem o valor da inovação e o seu impacto nos resultados da organização. Por outro lado, muitas vezes, as próprias empresas se sabotam ao valorizar processos defasados. Dessa forma, a cultura organizacional pode dizer muito sobre o potencial de inovação de uma empresa.

Descubra como a cultura organizacional pode sabotar a inovação em RH

Veja, a seguir, como a cultura organizacional pode interferir no progresso do setor de recursos humanos.

1. Investir em processos longos e burocráticos

Um grande problema presente na cultura organizacional de diversas empresas é insistir em processos exaustivos e onerosos, que demandam mais tempo do que o necessário.

Leia também: 3 importantes tendências em tecnologia para gestão de recursos humanos

Muitas vezes, o que impede essas empresas de ganharem mais fluidez nos processos é o receio de correr riscos e a dificuldade para se adaptarem aos novos recursos que estão disponíveis, justamente, como facilitadores.

2. Falta de receptividade ao novo

Não adianta ter uma equipe engajada e disposta a oferecer ideias inovadoras se a empresa não investe seus esforços para tirar essas ideias do papel. O resultado são inúmeras reuniões que não levam a lugar nenhum.

Além disso, as iniciativas inovadoras costumam ser abandonadas pela companhia logo no início da implantação, quando ocorre a adaptação, a etapa mais difícil do ciclo de inovação.

3. Recursos limitados

Toda inovação demanda investimento. Entretanto, nem toda empresa está disposta a apostar as fichas em um novo recurso, por isso, aborta a iniciativa.

Leia também: Como a gestão de inovação pode revolucionar o setor de RH?

Diferente do que muitos pensam, não é necessário investir uma fortuna para realizar a transformação digital no setor de RH. Muito pelo contrário, há várias ferramentas acessíveis e eficientes no mercado.

Além disso, já parou para pensar como estão sendo gastos os recursos de sua empresa e quanto os processos ultrapassados oneram a saúde financeira da companhia? O sucesso de qualquer negócio depende do investimento de recursos de forma estratégica, garantindo resultados satisfatórios a longo prazo.

A tecnologia no RH é o futuro da gestão de pessoas

A tecnologia tem o potencial de impulsionar uma nova cultura organizacional, focada em inovação e produtividade.

No entanto, os gestores de RH precisam estar abertos a essas novas tecnologias, a fim de apreciar todos os benefícios que elas oferecem. Por isso, cabe ao líder ir em busca de ferramentas modernas para atender às necessidades de sua equipe.

Imagine como o trabalho do departamento pode ser otimizado com a automatização dos principais processos burocráticos como a admissão de funcionários. Isso já é possível com a Docly, ferramenta de gestão de RH 100% digital.

Leia também: 5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

A ferramenta nasceu com a necessidade de implantar uma nova cultura tecnológica nos RHs. Além de tornar o processo admissional completamente digital, sua empresa consegue reduzir custos com a armazenagem de papéis, evitar erros operacionais, otimizar o tempo de trabalho, garantir a segurança das informações e integrar dados com o eSocial.

Está pronto para dar o primeiro passo em direção a uma nova cultura organizacional? Então, solicite a demonstração gratuita da Docly!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.