Login
DEMO

Como mudar a cultura empresarial e transformar digitalmente o RH

Ainda está enraizado o sistema tradicional de trabalho na cultura empresarial de grande parte dos Recursos Humanos. Basicamente, são muitos papéis que retardam trâmites e tornam as rotinas entediantes e burocráticas. No entanto, há diversas empresas que já perceberam a importância de incorporar o digital no dia a dia para qualificar o serviço.

Conforme pesquisa da AccentureStrategy, 84 % dos gerentes de todos os níveis acreditam que as máquinas podem tornar seus trabalhos mais eficazes. Além disso, eles apontam a tecnologia como a principal necessidade para alcançar sucesso no futuro. Logo, fica claro o quanto sua inclusão na cultura da organização como um todo é uma das tendências atuais.

Mas como iniciar essa transformação? Para ficar claro cada detalhe dessa grande mudança empresarial, criamos este post!

Entenda a cultura empresarial

Para começar a pensar todo esse processo, é preciso entender tudo que envolve o conceito de cultura empresarial. Apesar de muito propagada entre as empresas modernas, ainda ocorrem frequentes equívocos durante a implementação. Sendo assim, é importante compreender que o processo vai além de uma lista de normas a serem seguidas.

1. O que é?

Em uma definição simples, a cultura empresarial é o resultado da união dos indivíduos em torno dos propósitos da organização. O fator determinante para o sucesso desse conceito está relacionado a como colaboradores, gestores e o público final se envolvem com a missão e os valores da marca.

2. Por que desenvolver?

Na prática do RH, é fundamental o desenvolvimento dessa cultura. Afinal, o setor responsável pelo capital humano da empresa influencia diretamente a todos. Portanto, um trabalho coeso e eficiente passa pela compreensão das equipes como uma unidade, voltada para um propósito específico.

3. Para que atualizar?

O mundo se atualiza e as organizações, por vezes, sentem a necessidade de atualizar sua cultura empresarial. E isso não é errado. Pelo contrário. Quem pretende estar na alta concorrência do mercado deve mudar sempre que preciso. Logo, para auxiliar essa mudança, o gestor de RH deve compreender qual o novo conceito e propagá-lo para a sua equipe e aos demais colaboradores.

Invista na transformação do RH

Toda transformação assusta, ainda que você seja um líder experiente. Mas o segredo da tranquilidade é o planejamento. Empresas mais tradicionais tendem a ter um processo de modificação da cultura organizacional mais difícil. Porém, é papel do líder de Recursos Humanos incentivar essa atualização.

Como implementar uma tecnologia digital?

O pontapé inicial para a otimização de todo o serviço da sua organização é entender a importância da renovação digital na cultura empresarial, mas há alguns outros passos que podem ser úteis aos gestores na hora de arquitetar essa mudança:

  1. Defina qual o foco principal da mudança;
  2. Planeje ações para fazer que ela alcance toda a empresa;
  3. Dê o exemplo, começando por você e pela sua equipe de RH.

Busque auxílio da tecnologia

Não basta saber que as tecnologias têm potencial para impulsionar sua nova cultura empresarial: é preciso conhecê-las. Por isso, cabe ao líder ir em busca de ferramentas modernas para atender as necessidades da sua equipe. É interessante, ainda, motivar para que cada um traga para o grupo as descobertas que fizer. Já imaginou poder ter processos como de admissão, por exemplo, totalmente digitais?

Atualmente, existem aplicativos de comunicação, banco de dados e métricas de desempenho dos setores. Todos esses artifícios tecnológicos já são bastante difundidos entre as empresas antenadas. E existe, também, um universo de plataformas e ferramentas específicas para inovar o RH, basta estar atento para descobri-las!

Docly é uma ferramenta que está totalmente alinhada a essa nova cultura tecnológica dos RHs. Além de tornar o processo admissional 100% digital, sua empresa consegue reduzir custos com papéis, otimizar o tempo de trabalho e garantir segurança para a sua equipe.

Está pronto para dar o primeiro passo em direção a uma nova cultura empresarial? Então, solicite sua demonstração gratuita da Docly!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.