Login
DEMO

Como reduzir a rotatividade de funcionários com um bom processo seletivo

Reduzir a rotatividade de funcionários é um grande desafio para o setor de RH, que está sempre em busca de estratégias e ações que façam com que o colaborador desempenhe um bom trabalho e sinta-se satisfeito dentro da organização, evitando assim o seu desligamento.

Porém, muitas vezes os gestores de RH se esquecem de uma etapa muito importante e que pode ser decisiva quando o assunto é a rotatividade de funcionários: o processo seletivo.

Escolher as pessoas certas para fazerem parte da empresa e com as funções adequadas ao perfil e objetivos da vaga é o primeiro passo para garantir a retenção de talentos e conquistar a produtividade e os resultados desejados.

Afinal, uma companhia com alta rotatividade de funcionários tende a ter prejuízo, já que deve arcar com custos rescisórios, além dos custos de contratação e treinamento dos novos colaboradores.

Quer saber como o processo seletivo pode ajudar a diminuir o turnover na sua organização? Confira as dicas a seguir!

Defina bem as funções e os pré-requisitos da vaga

Com o grande número de pessoas que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, os pré-requisitos para as vagas que sua empresa divulga devem ser muito honestos, para que apenas as pessoas que realmente se identifiquem com as atribuições propostas se candidatem.

Por isso, converse com a sua equipe e entenda exatamente qual é o perfil do profissional que deve ocupar o posto, suas competências e habilidades, além de todas as funções que ele irá exercer. É importante deixar tudo bem claro durante o processo.

Avalie também o perfil comportamental do candidato

Avaliar as competências técnicas e a experiência profissional do candidato com as atividades propostas é muito importante. Mas, para fazer uma contratação mais assertiva, a avaliação do perfil comportamental não pode ser deixada de lado.

Leia também: Gestão de pessoas: 5 passos para receber bem novos funcionários

Neste momento, leve em conta o perfil comportamental do profissional que será seu líder e também do restante da equipe. O ideal aqui é, além de evitar conflitos, criar equipes que tenham uma boa sinergia.

Além disso, existem cargos que exigem características comportamentais específicas como paciência, empatia e inteligência emocional, especialmente para pessoas que lidam diretamente com o público. Isso também deve ser levado em conta!

Alinhe o salário e os benefícios antes da contratação

Como já dito, a honestidade e transparência são fundamentais em um processo seletivo de sucesso, pois ao mesmo tempo em que a empresa tem seus requisitos, os candidatos também tem os seus critérios.

Sendo assim, alinhar o salário e os benefícios oferecidos pela organização ao cargo anunciado é importante para que só participem do recrutamento as pessoas que estão realmente interessadas.

Neste quesito, também é fundamental que a empresa esteja sempre de olho no mercado, para saber os salários praticados e busque sempre oferecer benefícios valorizados pelos profissionais, aumentando a sua competitividade.

Reduza a rotatividade de funcionários com a Docly

processo de admissão costuma ser uma tarefa bastante burocrática nas companhias e que acaba despendendo muitas horas de trabalho, que poderiam ser usadas de forma mais estratégica.

Docly é uma ferramenta prática e segura que acelera o processo admissional. Por meio dela, todas as etapas do recrutamento podem ser feitas de forma 100% online. Essa facilidade impacta profundamente a área de recursos humanos, já que diminui os custos do processo seletivo e auxilia na redução da rotatividade de funcionários.

Quer testar a ferramenta e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.