Login
DEMO

Como fazer assinatura digital? Descubra e otimize o processo admissional

processo de admissão de funcionários gera um grande volume de papéis e documentos. Para que essa “papelada” seja reduzida e o tempo de resolução de problemas relacionados aos documentos admissionais seja encurtado, a melhor alternativa é investir em tecnologia. Você sabe como fazer assinatura digital?

A possibilidade de implementar a assinatura digital já deve ter passado pela cabeça de muitos gestores de RH, principalmente aqueles que lidam com uma grande quantidade de papéis e documentos.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Como fazer assinatura digital?

assinatura digital é uma tecnologia criada nos últimos anos com o intuito de agilizar e garantir um maior grau de segurança para empresas e pessoas físicas que usam a internet como meio de movimentações financeiras, contábeis e troca de dados sigilosos. Sabendo como fazer assinatura digital e usá-la de maneira eficiente, torna-se possível comprovar que quem está utilizando um certo dispositivo eletrônico, como o internet banking, por exemplo, é autorizado a fazer movimentações e alterações na conta que está sendo acessada.

Para esclarecer de maneira sucinta o que está classificado como assinatura digital, foi criada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), responsável por regulamentar, agrupar as regras e normas necessárias para que essa tecnologia seja usada de forma segura.

Conforme a Medida Provisória nº 2.200-2 (de 24 de agosto de 2001), a ICP-Brasil foi criada com o objetivo de “garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras”. Com isso, além de se desprender das pilhas de papéis em sua mesa, o gestor ainda pode ter a segurança de utilizar uma tecnologia enquadrada em lei federal.

A agilidade, segurança e facilidade que a assinatura digital proporciona despertaram o interesse de gestores de RH em aplicá-la na admissão de funcionários.

Como funciona a assinatura digital no processo admissional?

A assinatura digital de contratos e documentos admissionais é uma tecnologia fundamental para o processo de admissão. Processos longos e cheios de documentações podem desgastar equipes, enxugar orçamentos e afetar a produtividade – afinal, gestores de RH não podem desperdiçar tempo com atividades como essa, muito pelo contrário. A ideia é torná-los mais estratégicos para a área de recursos e empresa como um todo.

A implementação da assinatura digital facilita o processo de admissão de funcionários, principalmente no que tange as diversas vantagens que essa tecnologia oferece, dentre elas:

  • Economia em arquivamento e translado de papéis;
  • Mobilidade dos gestores, podendo assinar de qualquer lugar;
  • Otimização de tempo dos profissionais do RH;
  • Segurança dos dados presentes nos documentos;
  • Agilidade no andamento dos processos;
  • Gestão de dados mais qualificada;
  • Cultura de consciência sustentável.

Conhecendo todas essas vantagens, fica clara a importância de implementar ferramentas inovadoras na gestão de RH. Afinal, a inovação no setor de recursos humanos é essencial para os colaboradores e gestores da área.

Docly é uma ferramenta de RH que facilita a admissão, tornando o processo 100% digital. Além disso, otimiza as contratações com o auxílio da assinatura digital de documentos, a qual é totalmente segura e juridicamente permitida – se ainda ficar com alguma dúvida, confira 7 razões para investir em uma ferramenta de gestão de RH com assinatura digital.

Quer testar a Docly agora mesmo e conhecer a ferramenta na prática? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.