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Checklist: 16 documentos necessários para a admissão de funcionários

O processo de admissão de funcionários faz parte do dia a dia do RH das empresas. Porém, costuma ser visto pelos profissionais do setor e, até mesmo, pelos novos colaboradores como um processo burocrático e cansativo.

Isso porque esta etapa da contratação exige a apresentação de uma grande quantidade de documentos e cópias de documentos. Desta maneira, a entrada do novo funcionário estará de acordo com a legislação trabalhista.

Afinal, esses documentos, termos e contratos são responsáveis por garantir o cumprimento das leis e dos acordos feitos. Além do mais, assegura a segurança tanto da empresa quanto do colaborador.

Por isso, é importante conhecer os principais documentos solicitados na admissão de funcionários. Continue lendo este texto!

Quais são os documentos necessários para a admissão de funcionários?

Não existe uma regra fixa para todos os documentos exigidos no processo admissional. Isso também depende do cargo e dos benefícios oferecidos. No entanto, há uma lista básica com os principais documentos solicitados.

Abaixo, fizemos esse checklist para organizar a documentação e facilitar a admissão de funcionários. Leia e veja se sua empresa está atenta a todos eles!

  1. Uma ou mais fotos 3×4;
  2. Carteira de identidade (cópia);
  3. CPF (cópia);
  4. Comprovante de residência (cópia);
  5. Carteira de trabalho (original e cópia);
  6. Número de inscrição no PIS/PASEP;
  7. Comprovante de escolaridade (cópia);
  8. Título de eleitor (cópia);
  9. Carteira de habilitação (original e cópia), se a função do colaborador exigir;
  10. Atestado de saúde ocupacional emitido antes do colaborador iniciar suas funções (original);
  11. Certificado de reservista para homens com idade entre 18 e 45 anos (cópia);
  12. Certidão de nascimento para colaboradores solteiros (cópia), ou certidão de casamento para colaboradores casados (cópia);
  13. Registro profissional emitido pelo órgão em questão (original e cópia);
  14. Carta de referência (original e cópia);
  15. Certidão de nascimento de filhos de até 21 anos (cópia);
  16. Cartão de vacinação e comprovante de frequência escolar para funcionários que tenham filhos de até 7 anos (cópia);

Esses documentos são necessários, pois comprovam a identidade e o endereço do colaborador para possíveis correspondências e contatos. Assim como, atesta as experiências profissionais e a escolaridade do novo funcionário.

Além disso, alguns documentos referentes aos familiares são importantes para empresas que oferecem benefícios. Por exemplo: plano de saúde com dependentes, auxílio-creche, entre outros.

Leia tambémRH Digital: como fazer o processo de admissão com tecnologia

Como facilitar o processo de admissão de funcionários?

Como visto, no processo admissional, são muitos documentos exigidos dos novos funcionários. Sem contar os prazos que devem ser respeitados na hora de assinar a carteira de trabalho do colaborador.

Quer saber como agilizar a admissão de funcionários? Para isso, já foram criadas ferramentas digitais que otimizam o processo, como a Docly, que torna a admissão 100% digital de forma segura.

Por meio da plataforma, o gestor de RH cria a vaga, termos e contratos e solicita os documentos necessários. Do outro lado da tela, o novo colaborador aceita os termos, envia os documentos e faz a assinatura digital do contrato.

Veja as principais vantagens de adotar a Docly no processo admissional da sua organização:

  • Agiliza o processo admissional;
  • Evita falhas de preenchimento;
  • Cria documentos nato digitais, válidos juridicamente;
  • Diminui riscos de processos trabalhistas;
  • Diminui os custos de contratação de funcionários;
  • É uma alternativa mais sustentável;
  • Oferece segurança aos dados;
  • E muito mais!

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