
O processo de admissão de funcionários faz parte do dia a dia do RH das empresas. Porém, costuma ser visto pelos profissionais do setor e, até mesmo, pelos novos colaboradores como um processo burocrático e cansativo.
Isso porque esta etapa da contratação exige a apresentação de uma grande quantidade de documentos e cópias de documentos. Desta maneira, a entrada do novo funcionário estará de acordo com a legislação trabalhista.
Afinal, esses documentos, termos e contratos são responsáveis por garantir o cumprimento das leis e dos acordos feitos. Além do mais, assegura a segurança tanto da empresa quanto do colaborador.
Por isso, é importante conhecer os principais documentos solicitados na admissão de funcionários. Continue lendo este texto!
Quais são os documentos necessários para a admissão de funcionários?
Não existe uma regra fixa para todos os documentos exigidos no processo admissional. Isso também depende do cargo e dos benefícios oferecidos. No entanto, há uma lista básica com os principais documentos solicitados.
Abaixo, fizemos esse checklist para organizar a documentação e facilitar a admissão de funcionários. Leia e veja se sua empresa está atenta a todos eles!
- Uma ou mais fotos 3×4;
- Carteira de identidade (cópia);
- CPF (cópia);
- Comprovante de residência (cópia);
- Carteira de trabalho (original e cópia);
- Número de inscrição no PIS/PASEP;
- Comprovante de escolaridade (cópia);
- Título de eleitor (cópia);
- Carteira de habilitação (original e cópia), se a função do colaborador exigir;
- Atestado de saúde ocupacional emitido antes do colaborador iniciar suas funções (original);
- Certificado de reservista para homens com idade entre 18 e 45 anos (cópia);
- Certidão de nascimento para colaboradores solteiros (cópia), ou certidão de casamento para colaboradores casados (cópia);
- Registro profissional emitido pelo órgão em questão (original e cópia);
- Carta de referência (original e cópia);
- Certidão de nascimento de filhos de até 21 anos (cópia);
- Cartão de vacinação e comprovante de frequência escolar para funcionários que tenham filhos de até 7 anos (cópia);
Esses documentos são necessários, pois comprovam a identidade e o endereço do colaborador para possíveis correspondências e contatos. Assim como, atesta as experiências profissionais e a escolaridade do novo funcionário.
Além disso, alguns documentos referentes aos familiares são importantes para empresas que oferecem benefícios. Por exemplo: plano de saúde com dependentes, auxílio-creche, entre outros.
Leia também: RH Digital: como fazer o processo de admissão com tecnologia
Como facilitar o processo de admissão de funcionários?
Como visto, no processo admissional, são muitos documentos exigidos dos novos funcionários. Sem contar os prazos que devem ser respeitados na hora de assinar a carteira de trabalho do colaborador.
Quer saber como agilizar a admissão de funcionários? Para isso, já foram criadas ferramentas digitais que otimizam o processo, como a Docly, que torna a admissão 100% digital de forma segura.
Por meio da plataforma, o gestor de RH cria a vaga, termos e contratos e solicita os documentos necessários. Do outro lado da tela, o novo colaborador aceita os termos, envia os documentos e faz a assinatura digital do contrato.
Veja as principais vantagens de adotar a Docly no processo admissional da sua organização:
- Agiliza o processo admissional;
- Evita falhas de preenchimento;
- Cria documentos nato digitais, válidos juridicamente;
- Diminui riscos de processos trabalhistas;
- Diminui os custos de contratação de funcionários;
- É uma alternativa mais sustentável;
- Oferece segurança aos dados;
- E muito mais!
Quer testar a ferramenta na prática e saber como otimizamos o processo de admissão de funcionários na sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!