Login
DEMO

Absenteísmo e rotatividade de funcionários: como reduzir esses índices?

Um dos grandes desafios do RH das empresas é diminuir os índices de rotatividade de funcionários absenteísmo. O desenvolvimento de uma cultura organizacional que engaja os colaboradores, apesar de não ser rápido e simples, garante resultados excelentes.

Leia também: Como a gestão comportamental reduz a rotatividade de funcionários.

Altas taxas de turnover e absenteísmo geram prejuízos aos negócios e causam retrabalho frequente ao departamento de Recursos Humanos, que desperdiça tempo e dinheiro em um processo burocrático de admissão de funcionários.

Se você quer saber como reduzir esses índices e otimizar o trabalho do RH, continue a leitura deste artigo. No fim, esteja preparado para aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradoresreter mais talentos e progredir no mercado.

Como diminuir a rotatividade de funcionários: confira 3 dicas!

Você sabe que a alta rotatividade de funcionários é prejudicial para a estratégia de todas as empresas? Um certo nível de evasão é normal, afinal as pessoas mudam de cidade, aposentam-se ou empreendem. No entanto, em altos níveis, o prejuízo pode ser grande.

Leia também: Gestão de pessoas: como evitar problemas comportamentais no trabalho

Substituir um colaborador pode custar até duas vezes o seu salário. Além disso, sempre que um funcionário deixa a empresa a produtividade da equipe tende a cair, uma vez que o time já estava entrosado e com um bom nível de compreensão do trabalho e da organização.

De modo geral, os principais problemas associados ao assunto são:

  • Perda de talentos para a concorrência;
  • Elevado custo com rescisões e novas contratações;
  • Perda de competitividade no mercado.

Apesar de ser muito prejudicial, os dados demonstram que reter talentos é um grande desafio para as empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Towers Watson, 65% das pessoas entrevistadas sentem-se “desconectadas” da empresa.

Quando o clima organizacional está comprometido, além de afetar a retenção, também há consequências diretas nas taxas de absenteísmo, principalmente nos aspectos que destacamos a seguir:

  • Equipe desmotivada por fatores internos;
  • Instabilidade entre os colaboradores;
  • Falta de entendimento entre as funções dadas a cada colaborador.

Para resolver o problema de maneira humanizada, o RH deve apostar em ações como:

  • Promoção do bem-estar do trabalhador;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Criações de políticas de home office;
  • Garantia de condições seguras e saudáveis de trabalho;
  • Valorização e feedbacks constantes;
  • Planos de carreira, cargos e benefícios;
  • Transparência e metas atingíveis;
  • Promoção de treinamento.

Agora que você já sabe como a alta rotatividade de funcionários e o absenteísmo são prejudiciais à saúde corporativa, saiba como diminuir esses índices por meio da valorização do capital humano. Confira três dicas!

1. Contrate da maneira correta

Uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover é aprimorar o processo de contratação para escolher as pessoas certas desde o início. Entrevistar e examinar os candidatos para garantir que eles tenham, além das habilidades técnicas, o perfil que se encaixa à cultura da empresa. A combinação entre as competências técnicas e comportamentais é fundamental para o sucesso de um candidato.

2. Motive-os

Criar e manter um ambiente motivador não é fácil, mas faz toda diferença no resultado final. O primeiro passo é entender o que motiva o seu colaborador e trabalhar com essa informação a favor da empresa. Para descobrir, faça pesquisas internas, até mesmo por formulários do Google.

Leia também: 5 aspectos da experiência do funcionário que facilitam a implantação do RH digital

Pense em estratégias criativas, além das premiações convencionais, como comissão, bônus por alcance de metas, prêmios e viagens de incentivo. Descubra e invista no que é realmente recompensador para o time.

3. Valorize o plano de carreira

É importante destacar para os funcionários onde eles podem chegar. Isso faz toda diferença, pois assim passam a ter metas desafiadoras e claras. Manter feedbacks mensais ou anuais são excelentes ocasiões para discutir sobre isso, mas você não deve deixar de incentivá-los a virem até você com perguntas e desejos de carreira ao longo do ano.

Para formar um bom plano de carreira, defina de metas de performance e relacione isso com o tempo de “casa” dos colaboradores.

Admissão de funcionários 100% digital

admissão de funcionários em uma empresa sempre foi um gargalo graças ao seu processo demorado e custoso para o setor. A boa notícia é que essa fase já pode ser superada com o auxílio da tecnologia, que veio para facilitar a rotina do RH e dos novos colaboradores.

Docly é uma ferramenta que facilita o processo admissional, além de torná-lo 100% digital e mais seguro. Por meio dela, o gestor de RH cria a vaga e o colaborador preenche todas as informações, envia fotos dos documentos e assina o contrato digitalmente, o qual garantimos a validade jurídica.

Com a Docly, os novos funcionários serão impactados de maneira positiva, pois não terão contato com documentos físicos, como ocorre na contratação tradicional. Além disso, os colaboradores terão a segurança de que seus dados e informações estão protegidos por níveis de acesso. Hoje em dia, especialmente após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as pessoas estão mais atentas ao uso indevido das informações. Quando a empresa oferece meios para protegê-los, a tendência é que valorizem ainda mais o trabalho e tudo que o envolve.

Quer testar a ferramenta na prática e saber como personalizamos o processo admissional de sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!

Baixe agora o nosso e-book e conheça as normas em relação a documentos nato digitais, assinatura eletrônica e documentos digitalizados.